quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Facebook ultrapassa Hi5
Esta notícia é o resultado de um estudo GFK/Briefing, que revela ainda que o Facebook, ao contrário das restantes redes sociais, apresenta valores mais altos de adesão no intervalo entre os 25 e os 34 anos, enquanto as restantes têm maior sucesso na faixa entre os 15 e os 24.
Para as marcas que cada vez mais apostam nestes territórios, este é, sem dúvida, um estudo relevante para adequar as suas apostas de comunicação aos targets-alvo de cada um dos seus produtos e/ou serviços.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
O ano em revista
Aeroporto ao rubro (ou então apenas "contentinho")
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Sismo no Twitter
Meia hora depois na rádio e TV, porém com menos informação.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Guerilha viral. Literalmente!
sábado, 12 de dezembro de 2009
O buraco 19 de Tiger Woods
Poster Tagus
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Pai Natal em risco
Não queria ser eu a dar esta notícia, mas temo bem que seja verdade. Espero que não haja crianças nem pessoas intelectualmente pouco ambiciosas a ler este blog, porque o que vem aí não é fácil.
Centenário custa 99 500 euros
Anda por aí uma notícia a circular de que o governo português pagou ao atelier do senhor Cayatte uma quantia obscena de euros para fazer o site comemorativo do centenário da república.
Diga-se de passagem que o trabalho de design, programação, desenvolvimento, implementação deste tipo de sites, costuma ser caro, tirando o facto de que este é feito em Drupal (aplicação opensource ao alcance de todos). E, surpresa das surpresas, o layout do mesmo, não é mais que uma adaptação de um layout padrão do dito opensource, apenas com uma ligeira personalização de cor.
Uns a contar tostões e outros com o eurotachões, er.. ajustes directos deste gabarito.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Olhá qui coisa máis linda!
No Facebook, a movimentação tem sido enorme, com o apoio do Rodrigo Saraiva e do João Villalobos, grande monstro dos blogues! O Rui Calafate e o Renato Póvoas já postaram, também, o seu apoio!!
Os verdadeiros buzzofias são...
Chegou a hora de terminar o tabu. Estamos fartos de estar no anonimato e vamos sair do armário, doa a quem doer.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Editorial amigo do Ambiente
Este editorial foi publicado ontem em 56 jornais de 44 países, em 20 línguas, numa acção de comunicação global inédita. Em Portugal pode ser lido no jornal Público.
Our own fun theory
"Não perguntes o que é que o teu blog favorito - ou aquele por onde passas os olhos quando não tens mais nada que fazer - pode fazer por ti, pergunta antes o que é que tu podes fazer pelo teu blog."
Tou a ver se pega
Antes de mais, este mail é a propósito de um post feito pelo/a JC: http://buzzofias.blogspot.com/
Basicamente criámos uma página de fãs no Facebook dos nosso tão adorados TOU: http://www.facebook.com/pages/
E quem somos nós?
Bom.. Basicamente, somos um grupo de 4 alunos do Mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS, que está a tentar tirar 20 na cadeira de Publicidade Online. Neste caso, o grupo que obtiver mais fãs de uma página, recebe esse "presente". Escusado será dizer qual é a nossa página.. E que ficaríamos honrados se fossem nossos fãs (e, já agora, um post no Buzzófias?) (ui, mas isto não entra na categoria de posts pagos?) (uuuuhhh posts pagos é que não, posts pagos são tabu!!) (hmmm.. not). :D
Bom, seja de que forma for, agradecemos a disponibilidade.
E JC, sempre podes matar algumas saudades. :)
Muito obrigada.
Com os melhores cumprimentos,
DC (se vocês podem encriptar, também posso?) ^^
--
Tou...de Volta!
Cromo da Bollycao
Pagina Facebook: http://www.facebook.com/pages/
Advertising killed MySpace?
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Uma estratégia de video game para Portugal
"Playing Portugal is easy. It really is. You are safe, you have plenty of time to colonize the new world before others even learn that it exists. You are meant to become a great power, you are meant to rule the world. Just start early and don't break anything. That's why Portugal is considered a country for new players."
- Encontrado na Wiki do "Europa Universalis", jogo de estratégia online.
Na wiki deste jogo de estratégia, encontrarão todo um tratado sobre como governar o país, escrito pelos criadores e jogadores do mesmo. Pleno de pérolas de conhecimento, a aproveitar por todos os gestores, comunicadores e habitantes deste belo país. Um país para newbies, portanto.
Overview geral: " We have 6 provinces on the old continent. Three of them produce fish, the other three wine. Our diet is not very diversified but very healthy... Those with wine earn for themselves. Those with fish don't. It is tempting to give half of the country to Castille right on the beginning, isn't it? Well, we don't do that. We need every single ducat we can earn to be able to build foundations for our future mighty and unbeatable colonial empire."
Sobre as Regiões autónomas: "Madeira is fully developed and produces sugar. It earns for our whole nation. We like Madeira and want more colonies like it. The other province, Azores, produces fish. This means low profits and this province seems to be more a trouble than it's worth. Not true! The Azores are one of Portugal's biggest assets. Most European countries would pay a lot to have such an island. Why? Because it is a great naval base from which all our exploration and colonization can be launched; this is where we will station our fleets and our main base of operations on the northern Atlantic. This is our future main military base, where we will station troops and ships ready to intervene anywhere our business is endangered."
Sobre Lisboa: " Another move on the map we can make early is deciding in which trading center our merchants will work. The obvious choice, our mighty capital, Lisboa, is also a stupid choice. It's poor and nobody invests his precious merchants there."
Sobre Sócrates?: " The next screen shows our king. He's not a genius, this one we have to admit. But he isn't also a total disaster. His decent administration skill is everything we need at the moment."
E o meu ensinamento preferido para Portugal segundo a Wiki do jogo: "Changing national ideas results in a stability loss, so it’s best to make your decision early and stick to it"
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Il cavaliere rock star
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
From Consumers to Coproducers
A Web 2.0. transformou, sem sombra de dúvidas, o papel dos indivíduos na sociedade. Muitos foram os exemplos dados pelos oradores, de como de meros consumidores, os cidadãos passaram a coprodutores de eventos, produtos, movimentos, etc.
Ana Free é o paradigma dessa transformação. Gravando um conjunto de músicas em vídeo e publicando-os no Youtube e Myspace, tornou-se um fenómeno de sucesso em Portugal e Inglaterra, sem o apoio de qualquer editora.
A Web 2.0 e os social media (redes sociais) podem transformar qualquer um num caso de sucesso e podem ser a plataforma ideal para as marcas comunicarem de uma forma completamente diferente dos formatos tradicionais. Mais próximo, mais emotivo, desde que de forma ponderada, porque caso contrário, como em qualquer relação, acabará por se esgotar rapidamente.
Destaque ainda para a intervenção do Pedro Bidarra. Em breve, todos iremos ouvir falar da proposta completamente louca de fusão entre Portugal e Brasil como uma só nação. O convite à participação de todos está para breve.
Deste último dia de congresso resultou ainda uma ideia-chave. "We are what we share". Este é o paradigma da sociedade web 2.0. As palavras são de Charles Leadbeater, autor do livro We Think, e orador convidado do Congresso. Segundo o autor, o vídeo de 4 minutos da sua autoria, que podem ver em baixo, resume na perfeição o conteúdo do livro e pode ser suficiente, de acordo com o autor, para poderem dizer que leram o livro, mesmo que não o tenham feito.
Aqui fica o vídeo. Fica água na boca para ler o livro.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
The social media guru
Forneço desde já os meus serviços como social media guro. Tenho blog, twitter, facebú, hi5, myspace e paredes da cidade para divulgar em pleno a mensagem que desejar. Obrigadux.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Natal sexy
O espírito natalício já chegou às nossas televisões. Chegou e de uma forma, digamos, sexy (in a very kinky way).
Espero bem que o Jumbo não se lembre, também, de colocar o seu elefante em dieta, o vista, ou dispa, com roupas justas, e o coloque a dançar o próximo hit de Verão para ver se aumenta as vendas, a bem da sanidade das gerações futuras!
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Buzzófias no briefing... outra vez e, desta vez, bem!
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Associação de Ajuda ao Homem-lixa (e à mulher peluda)
A special blog
O Buzzófias está em condições de avançar com o nome do novo blog de Rui Calafate. Está em condições, mas não avança... para já.
Tea buzz party
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
‘Agora não dá. Tou em Reunião’
Notícia a Metro
Plantar 1000 árvores num dia!
Iniciativa muito interessante, que junta pessoas para plantar árvores. Não uma nem duas, mas 1000, em apenas algumas horas.
...e já agora limpamos isto!
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Influência
"António Guterres está em 64º lugar no ranking da revista "Forbes" relativo às personalidade mais poderosas em todo o mundo. Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, não surge na listagem, que elenca 67 poderosos e que é a primeira do género feita pela revista norte-americana."
HIVisible
Será esta a imprensa do futuro? ou o futuro da imprensa?
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Festival do Cano 2009
Bom PR para o i
"It would be hard to find a less promising country in which to start a newspaper than Portugal. Not only are readers defecting to the Internet, as they are elsewhere, but relatively few people ever picked up a paper to begin with".
A frase é do jornalista do The New York Times, sobre o jornal i (diminutivo para informação??), antes de elogiar o timinig, o formato e conteúdo do jornal (retenho o sarcasmo sobre o país). Bom PR para um bom jornal.
sábado, 7 de novembro de 2009
O melhor emprego do Mundo (mesmo)
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Emoção Argentina
O melhor blog de comunicação!
Há poucos blogs de comunicação em Portugal, o fenómeno é relativamente recente, ainda somos pouco selectivos, lê-mo-nos uns aos outros, e por isso é estranho ver a mesma informação postada uma e outra vez. Mas enfim, são coisa que acontecem.
Inspirem-nos, mas façam-no rápido!
Disfunção pública
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Criatividade a Metro
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Outra vez o croquete...
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
A hora do Lobo
Ontem desligou o microfone, pela última vez, uma das mais emblemáticas vozes da rádio dos últimos 40 anos. Enorme comunicador, sempre independente, referência incontornável para quem faz rádio, António Sérgio foi também produtor, mas foi sobretudo divulgador de música.
domingo, 1 de novembro de 2009
Para Bárbara Reis
Depois de dar esta dica a José Manuel Fernandes, arrisco sugerir este clássico da auto-ajuda para Bárbara Reis. A julgar pelo editorial de hoje, a nova directora do Público (o tal jornal que vem com o Cargas e Transportes) está familiarizada com o trabalho de Dale Carnegie. "Um novo começo" é um bom começo. Boa sorte.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
A importância do nome
Comunicação 2.0 sofre dos vícios do 1.0
O novo termo usado para vender serviços para além da assessoria de imprensa é "digital". Porque é fresco, porque o mercado para lá anda virado, porque se crê que os custos associados são menores, porque o twitter, porque o facebook, porque o ROI et al. Eu por lá ando, como os outros. A partilhar conteúdo que gosto e que acho que faz sentido junto das pessoas com quem estou conectado.
Mas. Mas a transição para o digital não pode ser feita de forma leviana, ao aplicar exactamente o mesmo conteúdo e mensagem transmitida no offline para uma plataforma onde as regras são, de facto, diferentes. Porque senão, os senhores consultores de comunicação estarão também a replicar os seus vícios de trabalho de que agora tanto fogem, tornando-se em "assessores de imprensa digitais" em vez de "consultores de comunicação estratégica".
Digo isto porque sofro de um mal no meu perfil do facebook. Basicamente, 80% dos requests que me foram dirigidos nas últimas duas semanas provêm de fontes (pouco) sofisticadas de informação. Assim que os "requests" e as "suggestions" do Facebook se tornaram rapidamente no "Press Release 2.0". Com a agravante de que a informação veiculada é directa e portanto nem sequer um bocadinho filtrada por um curador (vide jornalista estagiário), aumentada pelo efeito spam que isso provoca na minha caixa de e-mail e revelando por completo a identidade das pessoas que veiculam essa informação (os consultores). Que, de resto, me enviam conteúdo sobre inaugurações de filmes (que se realizam em distritos onde eu não moro), movimentos e causas (que não me dizem nada) festas (em londres ou em São Paulo), entre outras informações que nada têm a ver com o meu perfil.
É certo que a interactividade do conteúdo partilhado nas redes sociais permite aprofundar as mecânicas do press release. Há links, há quizzes, há eventos e outras brincadeiras a explorar.
Mas. Mas isto tem de ir lá de outra forma. Senão, dentro em breve, arriscam-se a que haja outras pessoas como eu - sensíveis e com a mania que sabem - a criar grupos tipo "I hate PR professionals on Facebook". Ou "I hate when (inserir marca odiada aqui) spams me on facebook". E com este tipo de trabalho, estes profissionais deixam de ser consultores e passam a ser asessores outra vez. Digitais, mas assessores.
A resolução deste problema poderia passar pela criação de ferramentas próprias para profissionais de mark&com nestas redes. Autenticando-os, identificando-os, permitindo o envio segmentado de informação para os utilizadores.
Não sei.
Mas. Mas qualquer dia um cliente irá pedir a uma qualquer empresa de "consultoria de comunicação" "quanto custa para enviar um press release pelo facebook? E quantos friends é que a vossa empresa tem mesmo?".
O acidente da Carris
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Quero explorar! Posso?
50 People, One Question
Fifty People, One Question: Brooklyn from Fifty People, One Question on Vimeo.
A ideia é muito simples: uma câmara de filmar, uma perguntar, todas as respostas possíveis. Foi o que fizeram os responsáveis do projecto 50 people, one question, que abordaram pessoas na rua e lhes fizeram uma pergunta. "Where would you wish to wake up tomorrow?"
Simples, não é? É.
As boas são assim. Simples.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Como moscas e mel...
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Outros festivais
Votação: Os anúncios portugueses mais irritantes!
Iniciámos o tema há uns posts atrás, com este e este exemplos, e retomamo-lo para que nos juntemos à votação.
Deixamos mais umas sugestões, desconhecendo se estão disponíveis na Internet, mas que seguramente irritam muito boa gente:
- TV: Novo do Pingo Doce
- TV: Millenniumbcp com Bárbara Guimarães, Jorge Gabriel e Ricardo Pereira
- Rádio: Totvs, com "v"
- Rádio: Novos da Staples
- Imprensa: Anúncios de página inteira a aparelhos auditivos (mas o target ouve mal ou vê mal?)
Deixem as vossas sugestões na caixa de comentários ou enviando-nos um tweet @buzzofias com a hashtag #esteanuncioirrita. Podem ainda deixar mensagem em www.facebook.com/buzzofias
Sentem-se irritados? A culpa é da pub!
Windows Zeven
A Microsoft lançou esta semana o Windows 7.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Este post é digno de Buzzófias
Finding Mantorras
Quem for hoje ao Estádio da Luz, ver o Benfica-Everton, vai assistir a um espectáculo ainda mais bizarro do que o habitual.