quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Será esta a imprensa do futuro? ou o futuro da imprensa?


"A revista (Esquire) recorreu a esta tecnologia (Augmented Reality) para fazer com que os leitores não só pudessem ler como interagissem com os conteúdos da revista. E a revista interage com eles também. Basta ter um computador com "webcam" e descarregar o software adequado, disponível no site da revista".

É mais ou menos isto...


Interessante. Na sexta-feira passada ouvi Pedro Norton, do Grupo Impresa, falar sobre o futuro dos media. Não me recordo de ter ouvido nenhuma referência sobre revistas que interagem com os leitores.

Por coincidência, no mesmo painel, António Câmara, YDreams, estava a falar sobre realidade aumentada... não propriamente associada aos media.

Esta aposta da Esquire, para mim, faz muito sentido, porque os produtos, onde se incluem os meios de comunicação, são cada vez mais customizados. A interacção entre leitores e meios já acontece, sobretudo na Internet. Talvez amanhã chegue ao papel.

2 comentários:

André Lapa disse...

JC,

A Realidade Aumentada também já "estreou" na imprensa portuguesa, na edição da Marketeer de Outubro deste ano, numa iniciativa conjunta da revista com a YDreams e um anúncio da Vodafone. Foi publicado na edição em papel e pode ser visto aqui - http://marketeer.pt/ra/ .

Embora não tenha sido na óptica dos conteúdos editoriais, mas sim de publicidade, não temos qualquer dúvida que a utilização editorial também faz todo o sentido (e estamos empenhados nesse sentido).

André Lapa, YDreams.

JC disse...

André,

Obrigado pela informação. Ainda bem que estamos à frente.

As possibilidades desta tecnologia devem ser infindáveis, mas, julgo eu, a aplicação na imprensa será certamente uma delas.

JC