Ontem foi notícia. Porque é um fenómeno à escala mundial, porque é a marca portuguesa mais valiosa de sempre e uma das mais reconhecidas, porque há muito que estravaza as fronteiras nacionais, a apresentação de ontem de Cristiano Ronaldo no Real Madrid foi notícia em todo o Mundo.
Na minha opinião ligamos demasiado ao futebol, à boa maneira do Sul da Europa e da América, e julgo que, em Portugal, as horas gastas na transmissão e retransmissão do Show Ronaldo foram excessivas.
Do que li fica uma duvida que terá escapado à "máquina" do Real Madrid. Estima-se que boa parte do dinheiro investido no português seja recuperada através de merchandising do clube, nomeadamente a venda de camisolas oficiais. Acontece que além de perder o "seu" número 7, que no Real é de Raul, nas costas da camisola surge apenas "Ronaldo".
Acontece que o Real Madrid já teve um Ronaldo e que ostentou precisamente a mesma camisola número "9". Mesmo sendo um fenómeno (o português), não haveria muito mais pessoas a comprar camisolas "C. Ronaldo" do que apenas "Ronaldo", ou seja, camisolas semelhantes que nas costas têm o mesmo nome e número (muda o patrocinador)?
Na minha opinião nem é bom para o Real Madrid, nem para a marca "Cristiano Ronaldo" (CR) que foi construída durante vários anos e que vale por si.
Hala Madrid! Hala Ronaldo! Hala Cristiano!
Adenda:
Sorte dos Xutos & Pontapés que, sem querer, ouviram uma música sua (À minha maneira) soar perante 80 mil madrileños o que poderá aumentar o sucesso da banda em Espanha. Seria uma excelente manobra de marketing, não fosse fruto do acaso.
1 comentário:
Muito bem escolhida esta foto! É que há poucos rabinhos como os do CR (agora 9)!
Queda?! Qual queda?! Com o Cris é sempre a subir: na qualidade do futebol, no número de títulos, no ordenado, em tudo!
Eu AMO este jovem! Só tenho pena que a marca "CR" (7 ou 9) seja tão mal trabalhada. A Gestifute pode ser a melhor empresa do Mundo de agenciamento de jogadores mas no que diz respeito à gestão de marcas, Deus nos livre!
Enviar um comentário