sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O acidente da Carris

Há alguns meses, a Galp Energia lançava um site de carpooling, o Energia Positiva, com bastante pompa e com um anúncio televiso de alto gabarito. O site, no entanto, deixava muito a desejar. O investimento parecia ter sido maior no offline que no online; no anúncio que no serviço em si.

Ainda que numa escala diferente, é agora a vez da Carris cometer o mesmo erro. O Movimento Menos Um Carro é uma campanha de sensibilização para a utilização de transportes públicos, apresentando-se na imprensa e internet (site e redes sociais). A propósito do site, descrevem-no como um "ponto de encontro online onde pode aceder a toda a informação no sentido de conhecer o porquê da urgência de uma mudança"; um site que, até ao momento, inclui notícias, alguns testemunhos e um questionário para calcular o Índice de Mobilidade Sustentável.

A pouca atenção à comunicação online salta à vista com outro detalhes. Para responder ao questionário, é necessário um registo (primeiro erro); completado este passo, recebe-se um email com os nosso dados proveniente do endereço menosumcarro@gmail.com - qual empresa de vão de escada, nem usam o próprio domínio para um endereço de email. A integração com redes sociais é, também, apenas fogo de vista. Terminado o questionário, somos convidados a partilhar o resultado no Facebook - mas a única coisa que é partilhada é, literalmente, a palavra "Resultado" e um endereço para o site que mostrará um erro e pedirá para completar o questionário.

Por esta altura já devia ser claro: não basta um link para o Twitter e Facebook para vingar nas redes sociais.

15 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente ao resultado do IMS.
Um erro. Momentâneo.
Passível de acontecer em qualquer espaço / motor web.

Não acontece tantas vezes?
Facebook, por exemplo? Youtube?

Eu calculei o meu IMS há 2 dias, e obtive um valor com a respectiva explicação do que significa.

Ah. E o registo prévio permite que, no futuro, caso queiras fazer novo questionário, mantenhas o teu histórico. Além de permitir testemunhos..

SB

DC disse...

Caro Anónimo/SB,

O problema não é com o funcionamento do questionário (nem sabia que tinha havido algum problema).

Refiro-me em concreto ao link "Partilhar no Facebook" que é apresentado no fim do questionário. O resultado *não é* partilhado no Facebook (até porque a página de resultado só está disponível a utilizadores já registados e que tenham completado o questionário).

GC disse...

São erros atrás de erros, é incrível. Pior, só mesmo o lançamento do Vodafone 360. E que tal criarem o Movimento Menos Um Site, hein?

Anónimo disse...

Caro DC

O facebook não permite a partilha directa.
O clássico copy/paste (para os interessados em partilhar o resultado) é a única opção.

Quanto ao erro. Foi então um misunderstood derivado disto:
"a palavra "Resultado" e um endereço para o site que mostrará um erro".

SB

DC disse...

Mau.

Mostra um erro porque se não estiver registado nem completado o questionário quando clico no link *que outra pessoa* partilha no Facebook, é-me dito para responder ao questionário em vez de mostrar o resultado de quem o partilhou.

Quando ao não permitir partilhar texto no Facebook sem ser com copy/paste: bom, só me posso rir (e talvez chorar um bocadinho, com pena). Se alguém acha que aquilo é única opção é porque alguém não o sabe fazer.

Anónimo disse...

O primeiro parágrafo parace-me óbvio.
(politica mais ou menos correcta)
querem que te registes.

Quanto ao segundo.
uma coisa são os quiz do face.
outra é info externa.
e essa, eles não permitem interligação directa. é um facto.

SB

DC disse...

Quanto ao registo, só me parece desnecessário. Até porque não é dito em lado algum que a ideia é consultar um histórico com os resultados do questionário - se está em algum lado, não o vi. Não comentei esse histórico, mas parece-me também desnecessário, uma vez que, basicamente, se trata de repetir o mesmo questionário. Adiante.

O registo pode ser uma política, mas o copy/paste no Facebook é simples desconhecimento. Não sei o que entende por "interligação directa", mas para trocar a palavrinha "Resultado" na janela de partilha do Facebook não é preciso nada de oculto nem de sobrenatural. E é simples, a sério. Basta perder 5 minutos nas páginas de documentação do Facebook.

Anónimo disse...

Caros (adoro o caro tal, cara tal para manter a distância socialmente correcta entre pseudo-anónimos),

Definições técnicas de facebooks postas de lado, acho que a iniciativa da Carris é de louvar.

Aliás, todas as vozes que se lembrarem de gritar por menos carros, menos poluição sonora e atmosférica, menos lucros para petrolíferas, mais bicicletas, mais pés a percorreram a calçada, mais racionalidade nas nossas escolhas de mobilidade e cenas que tais; acho que são muito bem vindas e ouvidas!

(desde que não sejam vozes como as da senhora do anúncio do Pingo Doce. Deus nos livre de outra fonte de poluição como essa)

Anónimo disse...

ao longo do tempo podes (ou pode) mudar de atitude e comportamento.

Evoluir.

(logo, o resultado, será diferente e daí o interesse do histórico)

relativamente à área digital.
i rest my case.

SB

DC disse...

Mas onde posso ver o histórico?

Acabei de fazer novamente o questionário e agora só vejo o resultado do último.

Será mais alguma impossibilidade técnica, talvez?

GC disse...

Portanto, ao finalizar o inquérito posso "partilhar o meu IMS no Facebook" ou "partilhar o meu IMS no Twitter". No Twitter parece-me estar tudo bem: "Calculei o meu IMS no site http://www.menosumcarro.pt e obtive **! Calcula o teu!".
No Facebook nem por isso. Posso fazê-lo à mão mas não é isso que se deseja. A única coisa que é, de facto, partilhada, é a frase "Adira ao Movimento". Recordo que o link diz "partilhar o meu IMS no Facebook". Isto é um erro. A corrigir.

Anónimo disse...

não sou da área digital.
mas estou por dentro do projecto.

e aprecio a crítica construtivo-destrutiva.

ajuda sempre a ponderar e aprimorar pontos numa área que se move sempre tão rápido.

fecho com o tema. que me move pessoalmente.
se levar à reflexão sobre a causa da mobilidade. já fico satisfeita.

SB

DC disse...

Não revejo nestas linhas uma crítica destrutiva - constatam-se apenas problemas de um produto.

Não sendo da área digital, mas estando por dentro do projecto, sugiro então a quem é da área digital que perca uns minutos a resolver algumas destas questões - que, como digo, são até bem simples.

Anónimo disse...

e dizer que este "movimento" da Carris é um plágio no nome e conteúdo de um blog já existente em menos1carro.blogs.sapo.pt Considerado em 2007 o melhor blog português na categoria Ambiente...

JC disse...

calma, já lá vamos...