Nota prévia: Acho que a iniciativa é uma boa iniciativa, e, independentemente das motivações, pode contribuir para um bom fim: tirar carros particulares de uma cidade como Lisboa, tornando-a menos congestionada e poluida.
Posto isto.
Al Ries dixit: The first in the market is the first in the mind!
Se não foi isto foi parecido, mas a ideia do sr. é que o primeiro/a, marca ou produto, a chegar ao mercado, a marcar a sua presença, é o primeiro a ficar na mente do consumidor. O resto? o resto é paisagem, são cópias do original. Há excepções, mas que apenas confirmam a regra e normalmente envolvem Davides contra Golias', como neste caso.
A iniciativa da Carris, Menos um Carro, foi apresentada esta semana. Bem comunicada - não comento o que já foi comentado - gerou notícias, duplicaram-se fãs, amigos, seguidores.
Apenas um detalhe, talvez pouco importante: o nome já existe. Não foi registado, porque é um blog de amigos, mas já existe.
Mais. Com cerca de 300 visitas por dia, com prémios ganhos na área do ambiente, com inúmeros links e referências (façam uma pesquisa no Google, p.e.), o http://menos1carro.blogs.sapo.pt/ não é propriamente anónimo ou desconhecido nesta área (ambiente e mobilidade). Foi criado em Novembro de 2006 e por isso, não se pode admitir que o consultor ou a agência que fizeram a sugestão, não soubessem da sua existência. Bastava googlar...
O mínimo que poderiam fazer era contactar o blog, propor algo, respeitá-lo e aos seus autores, ou criar um nome diferente. Antes ou agora.
Sei que tudo isto são detalhes, mas o mundo é demasiado pequeno e o digital é ainda menor.
3 comentários:
one less car é um movimento que se quer internacional.
http://onelesscar.org/page.php?id=1
"O mínimo que poderiam fazer era contactar o blog, propor algo, respeitá-lo e aos seus autores..."
Achas que isso não foi feito?! Pelas tuas palavras parece que sabes que não... Se sabes (isto e outras "tricas") e conheces os autores do blog, podias ser mais claro na tua apreciação...
Bjs*
CE
Ainda bem que aprecias a iniciativa e já dás o teu contributo; estou mortinha por te ver na Vespa!
Como um dos autores do blog original, agradeço o "apoio"!
De facto não fomos contactados, e o nome do blogue é conhecido por qualquer pessoa na área. O único contacto que tivemos foi um convite - onde não havia qualquer referência à coincidência - dirigida a um dos bloggers para marcar presença na cerimónia do lançamento do Menos Um Carro - Parte II. Pormenor: o convite foi enviado poucas horas antes da dita.
Enviar um comentário