quinta-feira, 15 de julho de 2010

Podíamos fazer isto em Portugal?



Podíamos, mas não era a mesma coisa.

Com o tempo que as nossas multas demoram a serem processadas, esta campanha só funcionaria se conseguíssemos planear as coisas com, vá, um ano de antecedência.

Mas fica a ideia. Que é muito boa.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Criatividade para arranjar trabalho








Marcus Costello é um jovem de 22 anos à procura de trabalho. Marcus Costello sabe que o mercado está difícil e que as agências recebem resmas de CV's. Marcus Costello não quer que o juntem a uma pilha indiferenciada.

Por isso, pegou em garrafas de Stella Artois e personalizou-as. Nome, skills e em vez da percentagem de álcool, apenas "100% Effort".

As empresas que receberam as garrafas de cerveja, acharam a ideia brilhante e, escusado será dizer, o jovem já tem trabalho.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

..e a LPM já reagiu

Depois das reacções de apoio a Rui Oliveira Marques, a LPM já reagiu, na sua página oficial.

Responsabilidade Social, ou a semana Rui Oliveira Marques

O Buzzófias é solidário. Não somos verdes- porque dá trabalho-, não somos vegetarianos - porque peixe e legumes não puxa carroças - nem somos fofinhos.

Somos solidários porque é fixe.

E, por isso, aqui fica um video solidário, para o Rui Oliveira Marques, porque pode precisar dele.

Uma semana exemplar (ou como fazer inimigos na silly season)

Esqueçam a Espanha, o Casillas ou a Sara Carbonero. Esqueçam o Cristiano Ronaldo Júnior, que terá Ricky Martin como padrinho, a Fátima na TVI ou ainda António Cunha e Vaz a dar a cara pelo "boato" do Millenniumbcp em tudo o que foi Jornal da Noite.

O que está a dar é o veneno do Rui Oliveira Marques.

E, meus amigos, numa só semana, dispara em todas as direcções. Disparou para a LPM, disparou para a Briefing e disparou para a nova consultora de gestão (oi?) GCI. Rui Oliveira Marques foi implacável e começa uma nova semana cheia de inimigos. Bem-vindo ao clube, Rui!

Mas, apesar de tudo, quem ainda ficou pior na fotografia, foi a LPM. Já o consultor de gestão, bazófia à parte, desconfiamos que até a Photoshop teve direito :)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Olympus



Brutal este viral da Olympus. B.R.U.T.A.L.

terça-feira, 29 de junho de 2010

As últimas 24 horas

Igual a si mesmo, o tablóide - revista "24 horas" encerra hoje as portas com uma capa, digamos, chamativa. Ainda assim, com impacto e do melhor que vi no jornal nos últimos tempos.

Lamenta-se o fim de mais um jornal. Gostasse-se ou não da linha editorial, havia jornalistas que o faziam o melhor que sabiam e que agora engrossam os números do desemprego. E é só isso que lamento.

De tudo isto, fica um ensinamento: Afinal não é no agrafo que está o futuro dos jornais.

O que um líder não deve dizer

"Não vamos jogar para o empate, porque quem joga para o empate perde. (...) mas se empatarmos (com o Brasil) já não é mau..."

Carlos Queiroz, antes do jogo contra o Brasil.

Confundidos? Também fiquei. A ver se hoje é diferente. No discurso e na atitude.

Para nos inspirar, o melhor hino de sempre de apoio à selecção.


Publicidade oportuna

Palavras para quê? Muito bom!

O jogo das diferenças da Optimus

Chacrinha, humorista e comunicador brasileiro de rádio e televisão, terá dito nos anos 80 que "na televisão nada se cria, tudo se copia" - inspirado, talvez, pela citação de Lavoisier sobre leis do domínio da química. E, não rara vezes, também na publicidade tal verdade se parece confirmar.

Já vimos por aqui alguns casos de plágio gritante (e isto talvez seja um eufemismo): por exemplo, o flash mob da Renova "inspirado" numa acção performativa da Improv Everywhere.

Mais recentemente, a Optimus deu a conhecer um curioso jogo de diferenças; porque só pode tratar-se disso mesmo: tentar encontrar diferenças entre o novo anúncio do Boston Android e os anúncios do iPhone da Apple.

A ideia é exactamente igual e até o arranjo para a música dos Shout Out Louds (que acompanha os anúncios da marca desde que lançaram a actual imagem) não fica muito longe da que é usada nos anúncios da Apple. De notar que os primeiros anúncios do iPhone desde campanha já têm cerca de três anos.

E agora, descubram as diferenças:

Apple - iPhone (Commute)


Optimus - Boston Android

terça-feira, 22 de junho de 2010

O Pacheco dos Pachecos

Sei que tenho estado ausente destas andanças... e gosto de voltar "with a bang"...

As várias comunicações diárias que tenho feito a nível pessoal, seja na parede virtual de um afamado facebook, ou na parede decorada com a figura do grande Eusébio na Rua da Barroca, já me valeram a alcunha assaz carinhosa de "Pacheco Pereira do Pacheco Pereira"...

Embora me tenha sido imposta com alguma dose de sarcasmo, aceito-a com gosto, porque valorizo quem, sem pudor de defesa apenas dos seus interesses e dos seus pontos de vistas, não teme, num país cada vez mais condicionado... em dizer o que "pensa"... e que "pensa": esse acto cada vez mais mastigado com a vulgaridade das opiniões recicladas pelos sistemas a que pertencemos a nível ideológico, partidário, profissional, ...

Pacheco, esse, gerou a polémica. Rui Estevão, este, aceitou como desafio e mãos à obra...

Fui no vídeo em link que Pacheco Pereira resolveu atacar o custo da RTP nas contas do estado ... Usando como exemplo máximo: a "Antena 3"...

1) Concordo com o tom geral da mensagem. A RTP é cara e injustificada. Ainda hoje o discutia ao almoço com alguém que percebe bem mais de gestão que eu.

2) O ataque à Antena 3 era, de facto, desnecessário, até porque passa por uma questão clara de "gosto pessoal"... e cria um ruído desnecessário na mensagem principal de Pacheco: "o sistema de radio-difusão pública é caro, custa muito aos contribuintes, e não exerce a função a que se pretende". Concordo.

Rui Estevão (não sei se a título pessoal ou impulsionado pelos fãs da rádio em questão) tomou o ataque à Antena 3, e levou-o para a sua página oficial de Facebook, visitada diariamente por mais de 7300 fans.

1) Agrada-me que as redes sociais, em especial o facebook, sirvam para criar movimentos em torno de uma causa. Mesmo que seja uma que discorde plenamente.

2) Desagrada-me o tom exageradamente coloquial do preâmbulo da petição. Distorce por completo qualquer seriedade no tema. Não eleva a discussão. Leva o tema para a "acusação"... sofrível, no mínimo.

Espero que este post leve a discussão sobre "o custo do serviço público de rádio e televisão" para um plano de maior interesse e elevação... uma pessoa pode sempre sonhar...















Pois, engana-me que eu gosto

Não fosse o Simão ser expulso do Mundial, como foram as pobres adeptas holandesas que ousaram vestir as cores da selecção (que por coincidência também são de uma marca cerveja)*, a McDonald's esclarece que o gesto feito ontem pelo jogador não foi acordado com a marca.

Das duas uma: Ou a marca está a dormir, ou estamos todos.





* Sobre o "Caso das 36 adeptas" deixo a reflexão: Não teria o caso muuuuiiiitttttooo menos mediatismo se a FIFA tivesse ficado sossegadinha?

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Let's Colour

Hoje dei de caras com este projecto da Dulux, que quer encher de cor várias cidades do mundo. Desde Março que a marca de tintas anda a unir-se a comunidades locais da Índia, Brasil, Reino Unido numa acção de guerrilha: encher as ruas de cor, pintando prédios, ruas e casas.

Podem seguir o Colour Movement no site e no blog criado para esse efeito e podem ver mais conteúdos no Youtube e no Flickr.

Aqui ficam o trailer do projecto



e o anúncio feito pela EURO RSCG London

segunda-feira, 14 de junho de 2010

VJ? That's so last season...

Três anos depois de o Twitter ter sido o Social Media revolucionário do South by Southwest (SXSW) - atenção que o deste ano foi o Foursquare - a MTV percebeu que os VJ's são coisa do passado e procura agora TJ's (Twitter Jockey).

O recrutamento consiste numa espécie de Online Reality Show em que o poder de engagement dos concorrentes é testado.

Parece muito à frente? Não. Bem-vindo a 2010.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Férias + Vulcões = Perfect!



Para contrariar todo o marketing negativo à volta do Eyjafjallajokull, a Islândia lançou o site Inspired by Iceland. Nele podemos descobrir não só o que de melhor se pode fazer neste país (aproveitando ao máximo os vulcões da área), mas também conhecer um pouco da cultura Islandesa. Vejam o filme e digam lá que não ficam com vontade de lá ir.

A música, deliciosa, é de Emiliana Torrini. Islandesa, pois claro.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ainda o Mundial

Se a Nike surpreendeu o Mundo, como aqui lhe demos conta, a Adidas não perdeu tempo e, tendo por base a saga Star Wars, agora Contra-Ataca.

terça-feira, 1 de junho de 2010

A merda dos cãezinhos


Acção de guerrilha da Junta de Freguesia de Carnide (?) em Lisboa integrada na campanha de sensibilização "Cócós, não!" - não é nada contra os "betinhos" que habitam na freguesia mas sim sensibilizar os donos dos cãezinhos para apanharem as pôias deixadas pelos animais.

Desconheço se a Junta teve ajuda de alguma agência ou criativo profissional, mas lá que a ideia é boa e de execução barata, lá isso é. Além de dirigida e com impacto junto do target - a campanha é itinerante pelos jardins da freguesia.

Jimmy Jump



Para que não tenham de assistir à penosa actuação do interprete espanhol do Festival da Eurovisão, podem saltar já para o minuto 1:09 e ver a mais recente acção do catalão Jimmy Jump, conhecido por interromper jogos de futebol e de ténis.

O pior é que esta brincadeira obrigou à repetição da música espanhola, má o suficiente para uma audição, terrível para duas.

Frutíssima DanCake

Bom, e o que se passou no Saldanha no dia 28 de Maio?
É ver o vídeo:

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Road to the World Cup

A poucas semanas do arranque do maior evento futebolístico mundial, sucedem-se as campanhas publicitárias que reúnem as estrelas que irão brilhar na África do Sul. Já aqui mostrámos a mais fantástica de todas, a da Nike.

Agora, apresentamos talvez a mais emocional de todas. Simplesmente brilhante. A emoção de um povo. O povo argentino.

Zara, we have a problem

A celeuma levantou-se quando uma das mais influentes bloggers de moda, a francesa Betty, autora do Le Blog de Betty, fez um post indignada com uma tshirt que encontrou na Zara.
A dita tshirt era, nada mais nada menos, que uma adaptação de uma fotografia sua, postada no seu blog há mais de um ano. Bom, dizer que era uma adaptação é pouco. A imagem é uma cópia descarada da foto de Betty:




















Depois do post , Betty já tem mais de 750 comentários, e pela web foram surgindo reacções.
Se todos reconhecem o poder dos blogues e como é bom que as marcas os tenham em conta, é ainda melhor não subestimar o seu poder de afectar a reputação.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Criatividade jornalística


Peço desculpa por colocar a capa de um jornal com vários dias de atraso, mas a verdade é que me escapou na altura.É um exemplo de "jornalismo fraquinho".

A criatividade e a objectividade jornalística devíam estar mais distantes, já para não falar da manifesta falta de respeito demonstrada pelas instituições e pela insinuação baixa promovida pelo jornal. E isto é o que eu penso, que nem sou fã do actual PR.

Gosto da nota de rodapé, onde se esclarece que o casaco não foi escolha de Maria Cavaco Silva e que se trata de uma fotomontagem. Como se precisasse de esclarecimento.

M&M's

Há algo no discurso de Mourinho que me conquista. Talvez por ser pouco habitual, pela franqueza e determinação, por vez confundido como arrogância; talvez por não se ficar apenas pelas promessas e pelas palavras e fazer de facto.

No final do jogo que lhe deu o segundo título da Champions, Mourinho estabeleceu logo as regras do próximo desafio. E colocou a fasquia bem alta. Ser campeão em Espanha, ser de novo campeão europeu.



Devia ser motivo de orgulho e de inspiração para todos os portugueses.

Aproveito a minha veia criativa para deixar uma sugestão à multinacional Mars, que produz os chocolates M&M's. Que tal criar uma edição limitada M(ourinho) & M(oratti), apenas com as cores azul e negro, para o mercado italiano. O único problema que vejo é escolher quem seria o Amarelo, porque o Vermelho tem dois fortes candidatos.

Seria um sucesso, certamente!

Para quem não viu em directo...

Aqui fica o que o Buzzófias mostrou em directo na passada sexta-feira:

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O melhor spot de futebol de sempre

Sem palavras. Just do it. Nike by Alejandro Gonzalez Iñarritu.

Live From Colombo



Em simultâneo com o PiaR.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

1, 2, 3 experiência

Amanhã, pelas 14h, vamos tentar ter a nossa primeira emissão vídeo live.

Stay tuned.

FCP com Marketing Feminino




Numa clara aposta de alargar a sua base feminina de adeptos, o FCP resolveu contratar André Villas-Boas para treinador da sua equipa de futebol.

A confirmar-se a notícia ficaremos à espera de estádios cheios... de mulheres.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

100 anos da Gran Via


Podia ser a homenagem da Câmara Municipal do Porto à vitória do clube de cidade no mais importante troféu da época desportiva em Portugal (toda a gente sabe que este ano foi a Taça) ou a concretização da promessa eleitoral do Candidato Vieira (o Manuel João e não o Luis Filipe), mas não.

Tratou-se das comemorações dos 100 anos da Gran Via, em Madrid - 1400 metros de comprimento cobertos de alcatifa azul, espezinhada horas mais tarde por 200 mil pessoas.

Em grande!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Eyjafjallajokull

Site de interesse público.

Afinal o que é que se passa com o Eyjafjallajokull?

http://iseyjafjallajokullstillerupting.com/

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Momento WTF do dia

A leitura da lista de nomeados dos Prémios Meios & Publicidade 2010.

E, já que estamos a falar de "Comunicação", não estava já na altura de começar a premiar blogues?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Bater nos Candidatos

Genial a ideia da Albion: um programa onde podemos esbofetear os três concorrentes ao cargo de Prime Minister britânico.

É o Slapometer.

Funciona apenas durante os debates e os números são impressionantes: mais de 50 milhões de chapadas em dois debates.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

E a saga continua

Já aqui mostramos, no início da semana, a acção de guerrilha feita por adeptos do Benfica em pleno Marquês de Pombal. Agora chegou a vez do Porto e com pronúncia do Norte!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Caros Colegas Buzzófios,

Parece que temos um novo desafio.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Design e Prémios e assim...

Aqui no Buzzófias às vezes gostamos de nos armar em bons. Em malta que percebe de design e coisas giras. E, engraçado, até há designers no meio de nós.



Aguardávamos o anúncio dos Prémios Design do Meios & Publicidade. Franzimos o sobrolho quando percebemos que o júri até poderia votar em si mesmo. Mas achámos, ah e tal, há coisas que são de bom senso.



Ora, apetece-me, focar-me no prémio para o melhor site informativo. Pois, que por via da profissão que escolhi, sou obrigado a andar atento aos sites informativos que por aí andam. Pois qual não é a minha surpresa, quando recebo a Newsletter matinal, e vejo que ganhou o site do DN. Pensei que não estava a perceber bem a coisa, que aquilo não era bem para o design, era no fundo, digamos, um concurso de pantones. E, mesmo semi-daltónico, sei que isto dos pantones é coisa subjectiva, que dá para discussões de o-meu-azul-é-melhor-que-o-teu, enfim, é discutir o sexo dos anjos.



Mas não. Falamos de Design. Dos Prémios de Design.



Ora, só assim de repente, occorem-me sites como o do Público ou o do i que dão, vá, 10 a 0 ao do DN. Nem falo do site do economico.pt sempre com um ar tão arrumadinho, que nem dá para acreditar nas notícias sobre o caos da economia nacional.

E já agora, o JN ficou com o 2º lugar no quadro de honra?

terça-feira, 20 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Genialidade de guerrilha

Clubismos à parte, esta acção é simplesmente genial. É um teaser. Porque a festa vem daqui a uma ou dias semanas.

sábado, 17 de abril de 2010

i num instante tudo se sabe

Detalhes da demissão / despedimento de Martim Avillez Figueiredo, ex-director do i, podem ser lidos na íntegra aqui. Tudo publicado - email, contactos e carta - sem qualquer edição.

Será o fim do jornal ou apenas um novo começo?

Comentários

Por uma qualquer razão à qual somos completamente alheios ou então por manifesta aselhice minha - aposto mais na segunda opção - desapareceram os comentários dos posts mais antigos. Enquanto tentamos resolver a questão, se tiver solução, publico aqui os dois últimos a este post.

Outros comentários podem ser igualmente colocados aqui.

PS: Já agora, se alguém souber e quiser ajudar...

Movimentos a seguir

Com o Mundial de Futebol à porta, há dois movimentos no Facebook que merecem atenção: "Sete Voltas no Mundial", que se bate para que o hino da selecção seja em português; e "Queremos a Selecção com bigode na África do Sul" - acho que não necessita de tradução, mas se souberem a marca por detrás disto fico agradecido.

Gosto da música, mas acho que para hino deveria ter mais ritmo para não corrermos o risco dos jogadores passearem pelo campo. Ainda assim é bem melhor do que o hino do BES, perdão, dos Black Eyed Peas, em inglês, cantado por uma banda norte-americana. Bem patriota, como sempre.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O facebooker


O artigo já tem uns dias, foi publicado no último sábado no i, e descreve, aos olhos do sr. Edson Athayde, a relação dos portugueses com o Facebook. E com a vida em geral.

Embora possa ser verdade, em boa parte, duvido que se substituirmos "portugueses" por "brasileiros", "ingleses", ou qualquer outra nacionalidade, o efeito não seja parecido. Na minha opinião, o resultado é apenas mais um exemplo de uma comunicação que generaliza, inflama, sem necessidade.

Para reflectir que amanhã há mais.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Palha fresquinha

Desta vez não é mais um pensamento profundo, mas a continuação do post anterior.

Acho o tom do post do Adriano Nobre, jornalista do i, discutível. No mínimo, discutível. Soa a criança amuada por não ter gostado do presente que recebeu.

Em relação ao presskit, lembra-me uma graçola que se contava na faculdade: "durante uma prova oral, que corria mal ao aluno, o professor interrompe, chama o funcionário e incomodado diz: "traga mas é um fardo de palha". O aluno, percebendo a piada, responde: "Já agora, para mim, pode trazer um cafezinho".

Presskit criativo


Uma das coisas que intrigam os consultores de comunicação, pelo menos aqueles consultores com capacidade de se intrigarem, é a reacção dos jornalistas quando recebem um "presskit criativo".

Será que "impactou" o alvo? Será que surpreendeu a ponto motivar uma notícia ou a ida de determinado jornalista ao evento?

Como resolver a questão?

Das duas três: Ou o jornalista liga a agradecer, dá os parabéns e confirma a presença / recepção (ao longo da minha carreira aconteceu-me várias vezes, modéstia à parte) - e a operação foi muito bem sucedida; o estagiário da agência (ou Jovem de Elevado Potencial) liga a fazer follow up, o jornalista responde com um seco "sim, recebi" e dificilmente deixa transparecer mais entusiasmo que uma castanha pilada (ok, também me aconteceu); ou então acontece isto.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Nós on tour

Chamar "fantoches" e ofender-nos é que era desnecessário.

Continuam é sem acertar no nome...

segunda-feira, 12 de abril de 2010

too soon?



"To coincide with Tiger Woods' return to professional golf following, well, you know, Nike is running a TV commercial from Wieden + Kennedy Portland in which he is 'questioned' by the voice of his late father, Earl Woods. As Woods stares dolefully into the camera and flash bulbs light up his 'sad' face, Woods senior is heard to say "I want to find out what your thinking was, I want to find out what your feelings are, and, did you learn anything?""

brutal.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Palavras leva-as... a água



Espectacular acção no Louvre, em Paris, aquando das Jornadas Mundiais da Água.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Go Bulling

Logo abaixo da notícia sobre as conclusões do inquérito ao caso "Leandro", alegadamente vítima de bullying, surge um banner da empresa GoBulling.com.

A isto é que eu chamo timing. Mau timing!

Migalhas






"Revista cultural em formato toalha de mesa", assim se define "Migalhas". Para que não restem duvidas é mesmo uma toalha de papel individual, daquelas de se colocam debaixo do prato ao almoço mas com sugestões culturais. Simples, não é?

Numa época em que o online é que está a dar é interessante ver novos projectos a surgir em papel. Vai na terceira edição.

Mais Migalhas aqui ou aqui.

a pensar alto...

- O que fazer quando um cliente nosso é "atacado" na Comunicação Social?
- Reagir!

Será?

(Agências de comunicação) "instituições que plantam noticias, com jornalistas por conta, comprando jornalistas".

Uma definição possível, por Emídio Rangel. Hoje na Comissão de Ética.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

I num instante tudo mudou…

Há (más) notícias que me chateiam, sobretudo as que me vêm dar razão, mais cedo ou mais tarde.

Fui dos cépticos que diziam que "dificilmente o novo diário do Grupo Lena chegaria a ser lançado", fundamentando a minha opinião na crise que afectava (e ainda afecta) a Comunicação Social e o sector da Construção Civil. Mais tarde dei o braço a torcer ao ver surgir um projecto muito interessante, inovador e positivo, que ganhou o seu lugar entre os diários nacionais (acho que vendas diárias de 9000 exemplares é significativo para 10 meses de existência, ainda para mais num país ávido de tragédias), mas questionando-me desde logo sobre a sua viabilidade face às páginas despidas de publicidade.

Embora a comunicação não o transparecesse, com entrevistas optimistas de vários porta-vozes, inclusive do investidor e do director, que pareciam seguros e aparentavam estar preparados para uma caminhada difícil e lançavam bons sinais para o mercado, independentemente da secura da fonte publicidade, o jornal I ia caminhando para uma situação insustentável. Esta situação conheceu desenvolvimentos há dias com um comunicado dúbio e confuso enviado à redacção (que por sua vez o enviou às outras redacções) dificultando e muito (ou pelo menos retirando poder negocial) a possível venda do jornal a outros grupos económicos - onde estava o consultor de comunicação neste momento?

Tenho pena se o I não durar o suficiente para mudar, de facto, algo.

Tenho pena que os bons projectos se tornem rapidamente insustentáveis, por esta ou por aquela razão.

Tenho pena que a comunicação insista em criar realidades inexistentes que, mais cedo ou mais tarde, se desmoronam como castelos de cartas, contribuindo assim para o seu próprio descrédito.

Terei pena.

The fun theory - o vencedor

Não foi desta que ganhámos, embora estar entre os 8 finalistas (se excluirmos as 3 ideias que deram origem ao concurso) seja motivo de grande satisfação para um grupo de amigos que se reúnem em torno deste blog, e de uma ou outra tea party, a debitar bazófias sobre comunicação.

O vencedor é Kevin Richardson e a ideia merece vencer. Perfeito era vê-la posta em prática, quem sabe por cá.

domingo, 4 de abril de 2010

Spermmers (ou como o onanismo tomou o Chatroulette)

Marketeers, consultores de comunicação e porteiras estão sempre à procura da última novidade. Uma das mais recentes, inventada por um russo de 17 anos, chama-se "Chatroulette" e é já um sucesso mundial. É uma espécie de zapping mas onde a TV é que nos vai passando ou um speed dating muito rápido. Infelizmente parece já ter sido afectada por um estranho "vírus".

Num resumo possível, Luís Pedro Nunes, na sua crónica na Única deste sábado - que aconselho a leitura - define esta ferramenta como algo tomado por exibicionistas anónimos. Segundo ele, "podia ser uma bela ideia" (...) mas "o que irá ver - e garanto-lhe que irá ver - são pilas. Muitas. De várias cores, tamanhos e formatos, mas decididamente entusiasmadas num pacto de onanismo planetário em videoconferência."

Vejo que algumas marcas possam ter interesse na ferramenta (dêem-lhe o sentido que entenderem), mas vejo principalmente um desafio para as mentes mais criativas.

Enfim, como já não nos chegavam os Spammers, agora temos de gramar com os Spermmers!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Fuuuuusão!

O sector da Comunicação gosta muito de anunciar fusões, sendo que muitas delas não chegam a sair da incubadora.

Aqui, pela blogosfera, queremos dar o exemplo. Potenciar recursos e criatividade.

O PiaR e o Buzzófias anunciam ao mercado a sua fusão.

Mais comunicação, mais comunicadores … o humor crítico e corrosivo de sempre!

A negociação demorou um pouco mais do expectável, mas lá se acordou que o Rodrigo Saraiva passa a RDS e o Alexandre a AdG.

O novo endereço será anunciado oportunamente.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Spammers

Há cerca de dois dias que sou bombardeado com um convite para me tornar fã de uma determinada fan page no Facebook. O convite já me foi endereçado por cerca de três profissionais de comunicação, que pertencem a uma agência responsável pela divulgação da tal fan page.

Não contentes com o facto de ter decicido ignorar aquele request pela primeira vez, o mesmo profissional enviou-me, no mesmo dia, novo convite para me tornar fã da dita página. No dia seguinte, os seus companheiros de agência enviaram-me também o convite, duas vezes cada um. E eis que, num total de três dias apenas, rejeito 6 vezes(!) o mesmo invite.

Os clientes que contratam agências de comunicação deveriam repensar o dinheiro que investem nas redes sociais por via destas. Na medida em que, com este tipo de práticas - que já vi serem perseguidas naquela rede por parte de muitos profissionais - as fan pages serão somente baseadas nos amigos dos amigos dos tais profissionais de comunicação. O que cria dois problemas:

1.Segmentação nula, na medida em que os fãs da marca X e os fãs da marca Y são exactamente iguais (são os tais amigos dos profissionais de comunicação), o que impede que cada marca construa o seu público próprio, adequado ao seu tom de voz (e depois pasmem-se que a audiência não interage...).

2.Transforma estes "comunicadores digitais" em spammers. O que é chato para o utilizador. Que a determinada altura, quando a plataforma estiver mais madura, bem poderá rejeitar quaisquer convites dessas pessoas. E é chato para os outros colegas de profissão - porque no médio prazo vão achar que os colegas não percebem nada daquilo e descredibilizar a sua "estratégia de novos media".


Pá...
Lembrem-se que os diversos consultores de uma agência têm diversos amigos em comum, que serão sempre alvos de spam, na medida em que irão receber a informação por diversas vias. Que não vale a pena mandar dois invites no mesmo dia às mesmas pessoas. Que deveriam acreditar-se no facebook como profissionais de PR para tornarem claras as vossas intenções. Que criar públicos para as marcas,em qualquer plataforma, envolve um trabalho de pré-produção cujo objectivo é defini-lo e encontrar imageria, tom de voz e um discurso focado para aquele público. Que quando o mercado estiver maduro só os que criaram as melhores práticas é que vão efectivamente perdurar, já que isto de sacar uns 600euritos com a actualização do facebook/twitter/blog do cliente vai acabar se o trabalho não for bem feito.

Ouve-se tanta bullshit sobre "as marcas terem de dialogar", "listen, sharem engage", "o mundo mudou e as mensagens já não podem ser introduzidas na cabeça das pessoas" e depois toca tudo a fazer o de sempre (salvo raras e honrosas excepções, que as há): comunicação unilateral, baseada em dinâmicas de press release.

O problema? Está-se a tratar o utilizador das redes como se trata o jornalista estagiário da redacção. Só falta fazerem follow-ups para ver se me quero tornar fã.


(desculpem lá o moralismo. Mas é sexta.)

Jornalistas ao Parlamento




Boris Johnson, brilhante as usual, fez esta semana um discurso na entrega dos British Press Awards que, de alguma forma, gostaria de ter ouvido de um político português. Trata-se do reconhecimento de uma derrota. A classe política aceita a derrota numa guerra travada há anos contra a imprensa. A imprensa infiltrou-se nos gabinetes, nos telefones, nas vidas privadas dos políticos. Expôs os podres, destruiu reputações, lançou o medo e a desconfiança. Boris Johnson assume a derrota, em nome de todos os políticos ingleses.

E, com a fleuma que lhe é reconhecida, lança o desafio: que sejam os arautos da transparência, os mensageiros da moralidade a assumir os cargos que determinam o futuro de Albion. Que venham os jornalistas para o parlamento, que os jornalistas resolvam os problemas dos ingleses.

O discurso inclui uma citação de Plutão: "the Republic will never be properly governed, my dear Glaucon, until all the politicians are journalists and all the journalists are politicians".

E termina: "You have exposed the pigsty now role up your sleeves and help to clear it up".

Genial, as usual.

(Todo o discurso aqui)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Massa Crítica

A comunicação faz-se de muitas formas. A da Massa Crítica, movimento espontâneo de utilizadores de bicicletas (flash mob) que se junta na última sexta-feira de cada mês, em Lisboa faz-se através WOM, folhetos impressos em casa e colocados nos raios de bicicletas, com auto-colantes e cartazes home-made e via redes sociais.

O resultado é notório de mês para mês.

Amanhã, no sítio habitual (Praça Marquês de Pombal) lá estarão os "malucos do costume". A pedalar pela causa.

Uma cerveja de campeões

Sem dúvida uma acção única de uma marca há muito ligada ao futebol. Genial. Vale a pena ver até ao fim.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Buzzófias em destaque no Diário Económico

segunda-feira, 15 de março de 2010

Pepsi a caminho da África do Sul

Em ano de Mundial, já se sabia que a Pepsi iria lançar uma nova campanha com a sua constelação de estrelas do futebol internacional. Mais um spot que é, sem dúvida, uma referência no campo da publicidade ligada ao desporto.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Greve para uns, grave para outros


O timing e a capacidade de ver oportunidades nas ameaças (sobretudo nas dos outros) são duas características do (bom) consultor de comunicação.

Juntando a isto um título sugestivo (“Quem ainda precisa dos pilotos da TAP?”) e alguma provocação e o resultado é uma óptima cobertura mediática da campanha de Páscoa da Ryanair.

E a baixo custo, como gostam.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Um broche de campanha*

Há uns anos, o actual presidente da câmara municipal de Faro, Macário Correia, tentou carreira como copy ao lançar o slogan: "Beijar uma mulher que fuma é como lamber um cinzeiro". Não pegou... estranhamente.

Se fosse hoje, a avaliar por esta campanha francesa, a frase deveria ser: "Fumar é como fazer sexo oral a senhores de idade" (não deixo de associar também a imagem à benção de um padre, o que me deixa perturbado da mesma maneira).

É um bom exemplo de uma campanha que terá uma elevada recordação, gerou muitas notícias e WOM, mas que terá, certamente, muito poucos resultados.

Como falamos de fumar a pergunta que deixo é: mas o que é que fumam os tipos que aprovam isto? (se souberem podem responder por email que eu não denuncio ninguém)

* este título foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico, e no Brasil não é asneira.

O verdadeiro plano para controlar a comunicação social

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A morte do Rolodex.




(...) Does anyone have access to George Lucas? his PA or agent or friend? Need to film him for a 2 min segment on TCH TV - a special project. We want to see how far we get in contacting him via social network sites - twitter/facebook/asmallworld etc (...)

Era assim que estava a frase abaixo do post fotográfico do The Cool Hunter no Facebook. E de repente, que presenciei in loco, começo a pensar:

E se conseguem mesmo o contacto do mais inacessível dos personagens do estrelato cinematográfico norte-americano? Que pode isto significar como novo paradigma do valor das PR e das Public Affairs enquanto catalisadores e key-holders da "influência"? Ou teremos de começar a avaliar o valor verdadeiro da e-fluência? ... Poderemos de facto estar a viver a massificação da teoria de que estamos todos a apenas 6 passos de distância de qualquer ser humano no mundo? Ou basta chegar ao Kevin Bacon?

Poderá a social-media tornar-se uma enorme lista telefónica? O rolodex do novo milénio? E à escala global?

... Demoraram 17 minutos:

(...) the cool hunter
update - twitter has got us to @philipbloom his cinematographer, who's with him as we speak - we're very close folks (...)




sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ídolos

A Diana Piedade tem 98,615 fãs no Facebook.

O Filipe Pinto tem 70,157 fãs no Facebook.

Números muito interessantes para ambos os finalistas do Ídolos. E que permitem a cada um deles manter uma base de fãs activa e muito relevante para lançarem os seus próprios projectos musicais futuros. Mas foi o Filipe Pinto, que tem menos fãs, que ganhou o programa. Reality check: nem só a dimensão e maior presença nas redes sociais servem para definir a preferência do público. Aliás, nem sempre os mais comunicadores, simpáticos e polidos personagens conquistam a preferência do público. A honestidade, um certo amadorismo utópico e resistência à "carreira" musical tradicional deram, no meu ponto de vista, a vitória ao Filipe. Não os seus lindos olhos, mas a autenticidade da sua personagem, que conseguiu impôr num programa que pretende ser uma linha de montagem de estrelinhas.

O amadorismo é uma das características que mais respeito em marcas (pessoais e corporativas). Transparece autenticidade. Verdade. Porque o "amador" persegue algo por vontade e nada mais - não é pelo reconhecimento nem pela carreira ou benefícios associados. Isto porque os amadores têm acesso a algo que os profissionais não têm: a realidade. Perseguem algo porque lhes apetece, porque algo ( os seus valores?) os impele. E mais nada. E isso merece respeito por parte de toda a gente.

Ao parecer um "bicho do mato", o Filipe contou uma história pessoal acerca de si que 1000 status updates da Diana não conseguiram contar. Sem querer comunicar, comunicou. Comunicou que não estava ali pela fama, pela glória, pelo marketing ou o glitter, mas pela música. E vozes à parte, num programa "pop", ganhou o rapaz que não quer ser "pop" - só quer cantar.

Em circunstâncias similares, tendo a achar que um bom outsider ganha sempre ao homem de carreira. Porque o público reconhece no "amador" que vem de fora a vontade e o "drive" que não reconhece no polido profissional.

E por isso acho também que o Fernando Nobre tem grandes hipóteses de sucesso na candidatura à Presidência. Porque, para o público em geral, ele persegue um "higher calling". Ele só quer salvar pessoas. E não é um thinker como Alegre, é um doer. Não está interessado na fama ou na glória ( apesar de ter ficado em 25º lugar no concurso "grandes portugueses"). Se não o colarem completamente ao PS e se ele se afastar dos gimmicks hiper-marketizados de José Sócrates, bem pode ganhar este outro "Ídolos".

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Os limites da Liberdade

José Manuel Fernandes e Mário Crespo foram hoje chamados ao Parlamento para depor perante a Comissão de Ética, Sociedade e Cultura.

Porquê, de todos os directores de jornais em funções, foi chamado o ex-director do Público, não sabemos.

José Manuel Fernandes classifica a actuação do Governo junto dos Media de “doentia” e, como exemplo, lembra uma entrevista que lhe foi negada em prole de outro jornal.

Ou seja, o Governo exerceu a sua liberdade de escolher a que Órgão de Comunicação Social deveria dar a entrevista e tal, aparentemente, vai contra a noção de Liberdade de Imprensa de José Manuel Fernandes.

O que a José Manuel Fernandes, e a outros grandes jornalistas incomoda, parece-nos, é, não os limites impostos à Liberdade de Imprensa, mas os condicionantes que a Liberdade dos Outros traz à actuação jornalística.

O problema aqui reside na falta de transparência dos nossos Órgãos de Comunicação Social. Se cada jornal assumisse de que lado está, neste clima de proto-guerrilha política, seria absolutamente óbvio o porquê das escolhas do Governo na hora de “oferecer” exclusivos. Sem surpresas que afectassem os incautos e sempre neutros jornalistas.

Não negamos que existam pressões. Nem tão pouco que exista uma espécie de censura, um “polvo” como o Sol resolveu chamar-lhe. Mas se o Governo é chamado a reflectir e ponderar o seu futuro, também é altura de os jornalistas pensarem e assumirem as suas responsabilidades.

Um jornalismo que almeja o estatuto a que Mário Crespo aspira, não pode, fazendo gala da Liberdade de Imprensa, fazer acusações graves ao Governo em funções socorrendo-se do “disseram-me que ouviram”.

Parece-nos óbvio. E continuamos à espera que o Sindicato dos Jornalistas consiga dizer algo inteligente sobre o tema.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Agências Unidas

... jamais serão vencidas.

Na Bélgica, algumas das maiores agências publicitárias estão unidas contra o canibalismo que vigora nos concursos. Levar uma boa proposta a concurso implica o investimento de tempo e dinheiro. De recursos que são importantes para os clientes já adjudicados. Pedem regras justas. E sobretudo, respeito entre agências. Pela actividade.

Deveriamos nós instituir um Competition Charter?

http://www.ogilvy.be/

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

stop flash mobing



it´s enough, ok?

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Super Bowl Ad Fever

É o maior evento desportivo do mundo... e provavelmente o maior evento publicitário do mundo também. Os spots nos intervalos custam milhões, apesar da crise ter levado a alguma contenção. As grandes marcas investem tudo em produções ambiciosas para se estrearem neste dia. São muitos os anúncios que vale a pena ver, pelo que destacamos apenas alguns da Doritos, que são hilariantes. Para ver tudo é só clicar aqui.





E já agora, mais um excelente anúncio da madrugada de ontem:



E mais outro, este com o Stevie Wonder e com um jogo que se pode tornar num case study de sucesso:

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Para refletir*

"Para se defender a liberdade de imprensa não se podem violar os mais elementares direitos civis. Eu não quero a pata do Governo na comunicação social. Mas também não quero, seguramente, a pata dos jornalistas nos nossos telefones."

Daniel Oliveira no Expresso online.

Na era das petições online, digam-me onde está esta que assino por baixo.

E é impressão minha ou a comunicação social, na ânsia de derrubar o Governo, está a ajudar o país a retroceder uns anos, talvez uns 36?

* Este post foi escrito de acordo com o novo acordo ortográfico, porque nós somos modernos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

How to report the news



Às vezes tenho a sensação de que são todas assim.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mandela Mr. PR


Fui ver o filme "Invictus", de Clint Eastwood. Recomendo.

É uma história bem contada e inspiradora, obrigatória para todos, em particular para quem trabalha nesta área: a da buzzófia.

É um excelente exemplo de como uma campanha de RP, criada pelo PR (Nelson Mandela), consegue unir um país, acabado de sair de anos de apartheid, em torno de uma causa. Em causa, a selecção de rugby, até ali, símbolo do regime segregacionista e renegada por todos os negros, e que foi utilizada pelo presidente como veículo de união na caminhada para a Taça do Mundo, organizada na África do Sul.

Não há segundas intenções, esquemas duvidosos ou objectivos nefastos. Apenas vontade de unir.

A utilização do único negro dos Springbok nas campanhas, as mensagens divulgadas, as acções de RP nos guetos com os jogadores - onde o futebol era rei e o rugby excluído -, até à passagem de um avião comercial, à hora do jogo, por cima do estádio com uma mensagem de apoio à selecção (não sei se isto, na realidade, aconteceu, mas seria genial) são algumas das acções da campanha. E isto com a desconfiança dos media e contra a vontade da maioria da população (importante stakeholder).

No filme, a motivação para a vitória vem de um
poema de William Ernest Henley; na realidade, Mandela entregou ao capitão da selecção, Francois Pienaar, excertos do discurso de Roosevelt, de 1910, "The Man in the Arena" - o que também era um bom título para o filme.

Seja como for, a campanha foi uma boa campanha e o filme é um bom filme.

Lost in Obama

Arranca hoje a sexta e última temporada daquele que é um dos maiores fenómenos de sempre de TV, a série norte-americana Lost.

Se não é novidade para a maioria o conteúdo desta série e o seu enorme impacto mundial, com legiões de fãs nos 5 continentes do globo, o que foi completamente inesperado é o poder que Lost alcançou.

De acordo com o site do Público, a estreia da última temporada da série marcada para a noite de hoje nos E.U.A., obrigou o Presidente Obama a antecipar o discurso do Estado da União, tradicionalmente das 21h às 23h no final de Janeiro, para a semana passada. A decisão, de acordo com o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, justifica-se da seguinte forma: "Não prevejo um cenário em que milhões de pessoas que esperam finalmente ter algumas conclusões com Perdidos sejam rasteiradas pelo Presidente".

Um paradigma de como o poder dos media e dos seus conteúdos se podem sobrepôr até ao homem mais importante do mundo.

Ouvido na cave

- Preciso do contacto do editor d' "OInstituto Sá Carneiro".

- Então?

- Ouvi dizer que estavam há procura de artigos de opinião.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Manobras


Human Nature

Fantástica campanha da Cerveja Andes. Nada como conhecer a natureza do consumidor e apelar ao seu instinto natural.