terça-feira, 22 de junho de 2010

O Pacheco dos Pachecos

Sei que tenho estado ausente destas andanças... e gosto de voltar "with a bang"...

As várias comunicações diárias que tenho feito a nível pessoal, seja na parede virtual de um afamado facebook, ou na parede decorada com a figura do grande Eusébio na Rua da Barroca, já me valeram a alcunha assaz carinhosa de "Pacheco Pereira do Pacheco Pereira"...

Embora me tenha sido imposta com alguma dose de sarcasmo, aceito-a com gosto, porque valorizo quem, sem pudor de defesa apenas dos seus interesses e dos seus pontos de vistas, não teme, num país cada vez mais condicionado... em dizer o que "pensa"... e que "pensa": esse acto cada vez mais mastigado com a vulgaridade das opiniões recicladas pelos sistemas a que pertencemos a nível ideológico, partidário, profissional, ...

Pacheco, esse, gerou a polémica. Rui Estevão, este, aceitou como desafio e mãos à obra...

Fui no vídeo em link que Pacheco Pereira resolveu atacar o custo da RTP nas contas do estado ... Usando como exemplo máximo: a "Antena 3"...

1) Concordo com o tom geral da mensagem. A RTP é cara e injustificada. Ainda hoje o discutia ao almoço com alguém que percebe bem mais de gestão que eu.

2) O ataque à Antena 3 era, de facto, desnecessário, até porque passa por uma questão clara de "gosto pessoal"... e cria um ruído desnecessário na mensagem principal de Pacheco: "o sistema de radio-difusão pública é caro, custa muito aos contribuintes, e não exerce a função a que se pretende". Concordo.

Rui Estevão (não sei se a título pessoal ou impulsionado pelos fãs da rádio em questão) tomou o ataque à Antena 3, e levou-o para a sua página oficial de Facebook, visitada diariamente por mais de 7300 fans.

1) Agrada-me que as redes sociais, em especial o facebook, sirvam para criar movimentos em torno de uma causa. Mesmo que seja uma que discorde plenamente.

2) Desagrada-me o tom exageradamente coloquial do preâmbulo da petição. Distorce por completo qualquer seriedade no tema. Não eleva a discussão. Leva o tema para a "acusação"... sofrível, no mínimo.

Espero que este post leve a discussão sobre "o custo do serviço público de rádio e televisão" para um plano de maior interesse e elevação... uma pessoa pode sempre sonhar...















1 comentário:

Lena disse...

O PP decididamente, não ouve antena3. A qualidade musical nada tem a ver com as outras rádios privadas. Sim, o Estêvão fez a petição a quente, mas tem razão. A RTP, televisão, é que é igual a qualquer outra tv privada. Se é para ter os mesmos conteúdos, ela que seja privatizada. Se não, que os mudem rapidamente.