quarta-feira, 17 de setembro de 2008

First

Em comunicação, ser o primeiro é fundamental. O segundo pode ser (e muitas vezes é) o primeiro dos loosers. Estar atento à concorrência é uma coisa. Imitá-la é ridículo. Depois de a Apple lançar esta campanha nos tabuleiros dos aviões:





a Vaio decidiu-se a fazer esta nos combóios:


Ridículo, não?




6 comentários:

JC disse...

Concordo com a máxima de Al Ries "first in the market is the first in the mind", mas fico-me por aí.

Embora a inspiração possa ser a mesma e os suportes semelhantes, são duas acções criativas e eficazes que certamente atingem o target e o objectivo.

Copiar não. Mas nunca se deve limitar a inspiração. Mesmo que venha da concorrência.

Francisco Morgado Véstia disse...

Eu tenho um Vaio..

E neste momento, tenho vergonha.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Estou com o JC e com Al Ries. Nem sempre ser primeiro faz a diferença.

PR disse...

Não acho assim tão despropositado.

É importante ser verdadeiro, simples e relevante. E ser único é óptimo, mas nem sempre alcançável...

Joana disse...

bom, claro que não podemos ser sempre os primeiros e às vezes até é bom serem outros a desbravar caminho (às vezes).

O que acho mal é esta cópia quase literal. Não questiono a eficácia. Mas acho feio, ridiculo e pouco criativo. A Apple "descobriu" uma nova plataforma de comunicar com os consumidores. Bom. Outras marcas vão seguir o mesmo caminho (até porque as companhias aéreas precisam de se rentabilizar ao máximo). Mas a Vaio aparecer a correr a fazer a mesma coisa... A mimm não convence.