Em comunicação, ser o primeiro é fundamental. O segundo pode ser (e muitas vezes é) o primeiro dos loosers. Estar atento à concorrência é uma coisa. Imitá-la é ridículo. Depois de a Apple lançar esta campanha nos tabuleiros dos aviões:
a Vaio decidiu-se a fazer esta nos combóios:
Ridículo, não?
6 comentários:
Concordo com a máxima de Al Ries "first in the market is the first in the mind", mas fico-me por aí.
Embora a inspiração possa ser a mesma e os suportes semelhantes, são duas acções criativas e eficazes que certamente atingem o target e o objectivo.
Copiar não. Mas nunca se deve limitar a inspiração. Mesmo que venha da concorrência.
Eu tenho um Vaio..
E neste momento, tenho vergonha.
Estou com o JC e com Al Ries. Nem sempre ser primeiro faz a diferença.
Não acho assim tão despropositado.
É importante ser verdadeiro, simples e relevante. E ser único é óptimo, mas nem sempre alcançável...
bom, claro que não podemos ser sempre os primeiros e às vezes até é bom serem outros a desbravar caminho (às vezes).
O que acho mal é esta cópia quase literal. Não questiono a eficácia. Mas acho feio, ridiculo e pouco criativo. A Apple "descobriu" uma nova plataforma de comunicar com os consumidores. Bom. Outras marcas vão seguir o mesmo caminho (até porque as companhias aéreas precisam de se rentabilizar ao máximo). Mas a Vaio aparecer a correr a fazer a mesma coisa... A mimm não convence.
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