terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Touchdown

Por esta altura, todos os anos, são produzidos alguns dos anúncios mais inventivos e bem humorados nos Estados Unidos. O motivo: o campeonato de futebol americano Super Bowl.

Este ano, o preço de exibição de um anúncio de 30 segundos rondou os 3 milhões de dólares. Razão mais do que suficiente para apostar em algo memorável.

A Doritos colocou, pela segunda vez, nas mãos dos consumidores a tarefa de criar um anúncio para a marca. O concurso desenrolou-se online, sendo escolhidos cinco finalistas. O vencedor, revelado apenas no domingo do Super Bowl, foi "Free Doritos":



O anúncio foi também eleito como o melhor anúncio do Super Bowl 2009 pelo USA Today Super Bowl Ad Meter - um ranking criado por esse mesmo jornal. É a primeira vez que um anúncio fan-generated (ou user-generated, dependendo do ângulo com que se olha para estas coisas) é destacado na lista do USA Today.

Fora do ranking, mas também digno de destaque, é o anúncio da CareerBuilder.com (porque às vezes é preciso que nos lembrem quando - e porque - devemos mudar de emprego):



Informação em detalhe sobre todos (ou quase) os anúncios do Super Bowl deste ano nesta página no Mahalo.

Actualização: o YouTube leva a cabo uma votação para escolher o melhor anúncio do Super Bowl 2009. Todos os anúncios podem também ser vistos nesta página.

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