sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Diálogo Digital

Num momento em que marcas, produtos e outros "clientes" se atropelam para deitar a mão à "moda" das redes sociais (...e enquanto as agências de meios, comunicação e publicidade deste mundo esfregam as mãos de contentes porque descobriram a nova galinha dos ovos de ouro ou apenas a maneira de sobreviver à desgraça de mercado que 2009...) algumas saem-se bem melhor que outras...

Simples, eficaz, to the point, mutável e evolutivo. Estas são as premissas que deveriam estar no ponto fulcral da criação estratégica de qualquer campanha ou acção que se quer "digital".

Simples: a ideia deve ser perceptível à interpretação da maior parte das pessoas. E uma vez que a comunicação da mesma será feita pelos próprios utilizadores, convêm que seja clara de forma a evitar "incompreendidos"

Eficaz: eficiente, fácil. A maior das pessoas procura apenas duas coisas nos produtos digitais: diversão e/ou utilidade. Por isso convém testar, questionar procurar a forma mais eficaz de conseguir chegar ao objectivo proposto.

To The Point: o produto digital deve ser directo. deve levar o utilizador imediatamente ao seu objectivo. não perca tempo com barulhos de fundo, gimmicks, ou cartas debaixo da manga. O target quer saber para que serve, para decidir rapidamente se vai usar ou não aquilo que lhe oferece.

Mútavel/Evolutivo: deve ter espaço para a mudança e para participação do utilizador enquanto motor na evolução do produto. É preciso ter os canais de comunicação abertos. Na era digital tudo é um diálogo. Acabaram os "palanques" e os "speakers corners" tudo é uma enorme conferência aberta.


Exemplo:

"Nike True City"


Nike True City Full Trailer - Official HD Version from NikeSportswear on Vimeo.

Info:

On January 14th, 2010 Nike Sportswear will release True City, an iPhone application that provides users with a unique insight into six European cities, making the hidden visible through the knowledge and insight of Nike Insiders—local tastemakers who pride themselves on being at the forefront of things happenings in their cities. True City is not just another digital guidebook application. Itʼs a powerful combination of premium, geo-tagged content, the latest iPhone technologies, and social media integration—updated in real-time by real people. All with Nikeʼs unmistakable irreverence.


1 comentário:

Anónimo disse...

bom texto
abço RC