quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Atenção! Blogger à espreita


Existem várias diferenças na comunicação com um jornalista e com um blogger que um consultor ou assessor deve ter em conta. Mesmo! Falo, sobretudo, na troca de informação e como esta é prestada.

O blogger, e falo em sentido lato, não tem código de ética nem deontologia profissional a seguir. Não tem provedor nem editor que o controle.

O único critério que segue é o seu, ou dos interesses que o movem e que, por vezes, o controlam; e o seu bom-senso que, como sabemos, é qualidade de não abunda por aí. Um blogger nem sempre entende o conceito de fonte e da importância que esta tem para o seu trabalho (até porque, em Portugal, são, na sua maioria, amadores). Muitos bloggers não entendem o conceito de confiança que está implícito na relação com a fonte e isso torna esta comunicação bastante mais sensível.

Não digo que isto se passe por má vontade, mas talvez seja uma questão de formação (ou falta dela).

Escrever ou trocar e-mails com um blogger pode significar ver o seu conteúdo publicado na integra no blog, em nome de uma suposta transparência ou da falta de tempo. Ou seja, conversas e informações que por norma são editadas pelos jornalistas, que são tidas em off, informações de enquadramento que quando transcritas perdem significado, não merecem igual tratamento de bloggers.

Mais, o blogger não tem o dever de ser isento na informação que presta nem de contrapor versões e argumentos, tal como o jornalista.

Por isso:
- é fundamental conhecer o blog e o blogger, ainda melhor do que o jornalista e o meio
- a informação deve ser adaptada ao blog, tal como ao tipo de meio
- a informação prestada ao blogger deve reduzir-se ao essencial e como se se destinasse, imediatamente, a publicação

Estas indicações não são válidas para quem se limita a enviar comunicados para os bloggers, como se de repositórios de informação se tratassem. São para quem com eles comunica e pretende evoluir para um nível seguinte. São uteis para as marcas, mas sobretudo para quem as aconselha.

Por isso, o meu conselho para 2010 é: Atenção ao que dizem, e sobretudo com o que escrevem, a um blogger!

PS: Este post está escrito há uma semana e é publicado hoje depois de ler este. Afinal, quem é o blogger e quem é o jornalista?

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