terça-feira, 28 de julho de 2009

Política "tu é que és"

Ainda antes do debate de hoje à noite na SIC e SIC Notícias, a troca de galhardetes entre os dois principais candidatos à autarquia lisboeta, Pedro Santana Lopes e António Costa, há muito que circula pela Internet.

Depois das "Grandes Entrevistas" a Judite Sousa, primeiro PSL e depois AC, a candidatura do actual presidente da Câmara colocou no seu site, e noutros de partilha de vídeos, excertos das últimas entrevistas de PSL, apontando, com uma buzinadela, e corrigindo as suas alegadas inverdades. Quando a mim, peça interessante e válida no combate político.

Até aqui, até à era da Web 2.0, da partilha instantânea e simples, era difícil fazer isto. Qualquer político podia dizer, essencialmente, o que lhe apetecesse, sem que houvesse o necessário contraditório. Sim, os jornalistas podem e devem fazer esse trabalho, mas a verdade é que raramente o fazem, sobretudo por falta de tempo. Perde-se a credibilidade da comunicação, mas pode ganhar-se verdade.

É certo que esta arma, tal como o "jornalismo do cidadão", tem os seus perigos (mais uma vez, quem está do outro lado pode distorcer os factos ou mentir em vez de repor a verdade), no entanto coloca mais pressão sobre os políticos. É uma forma de tornar os discursos e as entrevistas mais precisas e coerentes, a bem do fim da demagogia.

Quanto à resposta de PSL essa não tardou. Através do blog da candidatura, colocaram no ar um vídeo onde AC dava o mesmo erro ou dizia a mesma inverdade que PSL tinha repetido uns dias antes. No entanto, fizeram-no de uma forma infantil, ao pior género da política "tu é que és"! Ou seja, nada de novo e uma aparente concordância com o que surge no vídeo feito por AC.


Pergunto eu: Isto não é insultar o eleitor? Campanhas onde se esgrimem argumentos de forma infantil, ao estilo "Gato Fedorento", é suposto esclarecer o quê? Um candidato acusa outro de faltar à verdade e o outro limita-se a deitar a língua de fora?

Depois admiram-se que os eleitores os coloquem de castigo...

Ficam os vídeos, por ordem de aparição.


(este vídeo foi editado pela candidatura em relação ao original, já não surge a alegada inverdade dita por PSL e repetida dias depois por AC)


1 comentário:

Armando Filhote disse...

Caro AF, respeito a sua opinião, mas quer-me parecer que se podem colocar questões, por mais sérias que sejam, sob uma forma mais humorística. Pareceu-me a mim evidente que a resposta de Santana Lopes foi mais uma bofetada de luva branca (respondendo aos golpes baixos de António Costa, nos quais foi prolífero no debate de ontem) que um desrespeito pelos lisboetas; uma espécie de sinédoque, um "peteleco" político.

Enfim, pessoalmente, como lisboeta, não me senti ofendido e creio que a promessa das respostas vai ser cumprida em tempo útil. Acho, inclusivamente, salutar a inclusão de algum teor humorístico (porque o humor não significa desrespeito) na política portuguesa, habitualmente cinzentona, aliás, como o habitual discurso de António Costa. Lisboa está a perder vida e isso nota-se a todos os níveis. É a minha opinião.