quarta-feira, 1 de abril de 2009

Nacional Puritanismo


Via The Hidden Persuader, tomei conhecimento desta acção da KFC.

Como se lê na notícia da Reuters, em tempo de crise, todas as ajudas são bem-vindas para ajudar a resolver os problemas das cidades, com orçamentos cada vez mais restritos. Não estamos a falar de nenhum país da América do Sul ou da África Subsariana, mas sim de quatro grandes cidades nos EUA.

Infelizmente, por cá, embora igualmente criativos somos mais puritanos. Em Portugal, esta poderia ser uma solução para fazer face a alguns problemas que nos afectam, e que as autarquias, algumas perfeitamente endividadas, não conseguem resolver. Na minha opinião, não se trata de "prostituir" o espaço público, nem descaracterizar as cidades (não mais do que a publicidade exterior já o faz), mas acções criativas com contributos directos para os cidadãos.

Um exemplo recente foi a campanha de 30 anos da CIF. Para mostrar a eficácia do produto,a Unilever, detentora da marca, pintou de branco uns muros na Calçada de Carriche, em Lisboa, que estavam imundos e repletos de tags. A marca manteve-se por quinze dias, e passado esse tempo os muros voltaram a ser pintados de branco. Os muros brancos ainda lá estão (já têm de novo um ou outro graffiti), a marca não.

Infelizmente, em Portugal, cada vez que uma marca é mais arrojada, chovem criticas, mesmo que, como nestes casos, a obra fique e as marcas se vão.

No fundo, "what’s a little logo here or there if it means a smooth ride?"

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