terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Marketing Político

Embora discorde das suas orientações políticas, há que reconhecer o talento do PND-Madeira para as Relações Públicas. 

Desde a campanha para as eleições, aos ataques esquizofrénicos do seu deputado, passando pelo mui falado caso da bandeira nazi, muitos têm sido os momentos de comunicação do partido ao longo deste mandato. A distribuição de dinheiro (7500 euros no total, dos 108 mil euros que terão direito) contra a verba atribuída aos grupos parlamentares da Região Autónoma é apenas a mais recente, mas revela uma estratégia de comunicação, arrojada e, no mínimo, discutível, mas que se tem revelado muito eficaz. O timing, fundamental em comunicação, é também ele perfeito: Natal e Crise!

A oferta natalícia do PND-M é igualmente um excelente exemplo de marketing viral. Boca-a-boca, a mensagem foi passando, culminando numa infindável fila de reformados à porta da sede do partido. Sem usar ferramentas web 2.0 (perante o target não se justificaria), o PND-M criou um excelente momento de comunicação, que encheu os telejornais com notícias positivas sobre o partido. Interessante ver a quantidade de pensionistas que demonstraram vontade de mudar a sua intenção de voto em favor de quem lhes paga.

Em última instância, a comunicação deve gerar notícias (sempre que possível positivas) e resultados, e lá isso eles têm conseguido.

2 comentários:

Anónimo disse...

nem sempre a comunicação deve gerar notícias

boas festas!

jd

AF disse...

Não falando de comunicação de crise, claro, "em última instância", a comunicação deve gerar notícias. Caso assim não fosse, a maioria das agências de comunicação não justificaria os seus fees com análises de notícias publicadas (sobretudo pela quantidade).

Também sei que não é fácil (nem barato) medir percepções, mudança de opiniões ou influência de tendências, mas agência de comunicação (não falo das consultoras) que não gere notícias, só dura até o cliente acordar.

Obrigado e boas entradas!