segunda-feira, 31 de agosto de 2009
i vão 100!
O jornal i celebra hoje a centésima edição.
Digo hoje o que penso desde a primeira semana. É um bom jornal, diferente de outros que já existiam e que, paulatinamente, ganha o seu espaço num Universo difícil e em aparente queda.
Só faz sentido avançar para projectos novos se forem diferentes. Se trouxerem algo de novo. Acho que foi o que o i fez e por isso continua de parabéns.
Em apenas 100 números tiveram boas capas e muitas notícias que se tornaram notícia. Excelentes artigos e óptimas reportagens. Nada mau para tão pouco tempo.
Que contem muitas.
Adenda: Depois de uma leitura mais atenta ao jornal descobri um anúncio do i que desafia os leitores a gravarem-se enquanto constroíem a edição de bolso. Depois é só colocar o vídeo no YouTube para se habilitarem a ganhar uma câmara de vídeo.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Facebook here we go!
Staples: Económico até nas palavras
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Parabéns a nós!
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
A importância do Patrocínio
A escolha de um endorser é (ou deve ser) um processo bastante mais complexo do que o resultado de uma conversa entre agente (publicista) e agência de publicidade - a avaliar por muitos dos casos que pupulam ao mesmo tempo em vários anúncios portugueses, este último deve ser este o método escolhido na maioria dos casos.
Um embaixador deve representar os valores dessa marca, deve personalizar todos (ou a maioria) os seus aspectos, deve conferir à marca ou ao objecto uma personalidade com a qual a maioria dos seus consumidores e compradores se identifiquem.
Mas deve mais.
Deve trazer credibilidade, reforçar a notoriedade da marca e, por último, deve traduzir-se em vendas ou resultados.
Como já disse, julgo que isto raramente acontece. Procuram-se, na maioria das vezes, apenas pessoas famosas, ou com bons agentes (publicistas), que ajudem apenas a vender - o que também nem sempre acontece.
Em política os pressupostos não deveriam ser muito diferentes na escolha de mandatários. Não deveria porque são, como demonstra este caso Patrocínio… Carolina, entenda-se.
A escolha da mandatária da juventude do PS tem sido criticada (e escarnecida). Razão? Ausência de conteúdo que suporte a escolha e declarações passadas vazias da agora mandatária do PS. Um mandatário da juventude deve ser alguém no(a) qual os jovens se revêem, que os representa. Deve ser alguém que representa os ideais, os valores de determinado segmento da população, que sente as suas necessidades e desejos, etc, etc..
Não é certamente alguém que "só come cerejas se a empregada lhes retirar os caroços", porque isso não representa a (esmagadora maioria) juventude portuguesa. Já pode ser alguém que "prefere fazer batota a perder" ou que "quer ser mãe antes dos 30", bem mais representativo.
Vejamos então o que se conhece de Carolina para justificar este Patrocínio: Apresentou um programa de TV durante uns anos, foi namorada de um actor que morreu, continuou a apresentar o programa de TV, foi suposta namorada de Cristiano Ronaldo, começou a apresentar outro programa de TV, é namorada de um jogador de rubgy da selecção nacional, quer ser mãe antes dos trinta! Pelo meio brindou-nos com inúmeras aparições em revistas cor-de-rosa, uma proibida não-aparição em revistas femininas e inúmeras pérolas como as que referi anteriormente.
Assim de repente não parece muito relevante.
Não tenho nada contra Carolina, agora, enquanto jovem, não me revejo absolutamente nada nela, e não, não é só inveja por não ficar tão bem como ela de biquíni.
Imagens de campanha
Acho que a criação deste blog é uma excelente ideia, sobretudo para quem gosta de comunicação e marketing político.
Por enquanto, está a ter também uma boa execução - não há lugar a análises tendenciosas nem partidarizadas.
É um bom exemplo de blog, construído com os contributos de leitores, aliás seria dificil fazê-lo de outra forma ou não estivéssemos a falar de propaganda política de Norte a Sul.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
À NOSSA!
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Portugasm. By Nando's.
Uma campanha da Nando's . Da qual gosto. Subscrevo inclusivamente alguns dos ensinamentos do mestre Fernando: Man did not fight to reach the top of the food chain to be a vegetarian.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
terça-feira, 18 de agosto de 2009
IKEA Dance
No Mar Shopping, Matosinhos, a chegada do novo catálogo da IKEA apanhou a todos de surpresa.
Sacanas sem lei... nem pudor!
O novo filme de Quentin Tarantino, "Sacanas sem lei" (Malandros, Patifes ou Meliantes parece que já estavam registados) estreia na próxima semana em Portugal.
A revolução social
"Art & Copy" - A primeira resposta!
Este é o filme que todos vamos querer ver. Este é o filme que todos temos de ver. Este é o filme que vai levar em debandada todos os copys, directores de arte, criativos, accounts, consultores, estudantes, todos, mesmo todos, a invadir as poucas salas de cinema que o estrearem. Este é o filme do qual vai "ficar bem dizer mal", este é o filme que alguns irão defender, este é filme de que vamos falar... para dentro. Ou será mesmo assim?
Será que um documentário, que conta com as declarações sinceras de gente como: George Lois, Dan Wieden, Lee Clow ou Hal Riney , poderá mudar a percepção do "público em geral", o comum mortal a que nos referimos como "target" ou "consumidor", será que "eles" irão ver a face do "monstro" com outros olhos, ou fascinarem-se com o poder da mensagem? Será que podemos falar "para fora"? Podemos "dialogar"?... Será que estão interessados, sequer?
Estas podem muito bem ser as primeiras respostas...
Obrigado Doug Pray!
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Políticos fictícios, propostas irreais
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Num jardim perto de si
MSI é um fabricante de computadores portáteis que se lembrou de lançar uma campanha na internet para promover a nova série X-Slim - o novo laptop pesa menos de 1,5 kg e tem uma espessura que não chega aos 2,5 cm.
A campanha , que se traduz num concurso lançado no Youtube, apela ao envio de vídeos "extreme crazy" onde um dos protagonistas tem de ser o dito portátil. A empresa escolherá depois 15 vencedores que ganharão uma viagem à Grande Barreira de Coral e um portátil X-Slim.
Os candidatos a vencedores não tardaram. Um deles, alías um grupo deles, enviou um vídeo que está a ter mais sucesso do que a campanha - ou a ajudar a campanha a ter muito mais sucesso do que o esperado, dependendo do ponto de vista. Ali se vê um grupo de "acrobatas" demonstrando como se consegue apanhar o X-Slim com o... rabo. Isso mesmo. Ou, citando o Mashable, "onde o sol nunca brilha".
O site lança um desafio aos leitores para comentarem o estranho (no mínimo) vídeo.
Via I online
Luciana V2.0
terça-feira, 11 de agosto de 2009
93 709 94 05
Anúncios portugueses que me enervam
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
"Enquete" de Verão #2
"O público decidiu, está decidido". A frase é retirada de um qualquer concurso da TV portuguesa dos anos 90, mas encaixa na perfeição.
Guerrilha "Bem"
Uma ideia simples, bem concretizada e comunicada, gerou buzz e reacções por todo o lado (media tradicionais, blogs, etc.) e trafego (mais 20 000 visitas do que a média diária do blog, provavelmente mais do que as vendas em banca de Público ou i).
Levantam-se-me apenas duas interrogações:
Tirando estes dois "detalhes", aqui fica o vídeo de uma acção de comunicação irrepreensível. Ideologia não comento.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Diga (Gripe) Aaaahhhhh!!!!
barbie matrecos
À venda na Colette, loja da moda em Pari (aconselho a visita e a compra de algum item!?), temos estes magnificos matrecos da barbie. Pela módica quantia de 10.000 euricos, podemos levar esta peça para casa. Reparem na subtileza dos equipamentos rosinha e branco. Sugiro um jogo amigável de louras versus morenas, mas exijo uma degladiação de Kens versus Gi Joes.
Bench designers
O objectivo é angariar fundos para obras de caridade através da venda de lages de betão (que, colocadas lado a lado formam um banco corrido gigante), onde o nome de cada comprador será gravado.
Qual é o impacto das grandes organizações entrarem em fortes campanhas pro bono?
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Volta a Portugal com energia renovada
Quem vai ganhar as eleições para a câmara de Lisboa?
Em 12 dias, contam-se 1269 votos.
Na minha perspectiva, isto é muito relevante. Não particularmente pelo número de votos, que é ainda reduzido; mas muito importante por causa do tipo de pessoas que votam nesta e noutras polls do facebook.
A probabilidade de um utilizador do facebook gerir mais do que um meio influenciador de opinião - on ou offline - é elevada: grande parte das pessoas que têm um perfil no facebook participam (ou comentam em) blogs, gerem os seus perfis pessoais noutras redes sociais como o twitter ou o hi5 e gostam naturalmente de partilhar a sua opinião - de resto, o sucesso das redes sociais deve-se a isso mesmo: ao facto de que as pessoas que nelas "habitam" quererem partilhar gostos, opiniões, pontos de vista.
E assim, estes 1269 votos ganham relevância. Não pelo facto de indicarem uma intenção de voto clara, mas uma apontarem para uma intenção de militância virtual, por parte de quem habita uma série de plataformas de divulgação de opinião.
A acompanhar...
Heath Ledger viral (mas ainda morto)
And now something completely different!
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
"Enquete" de Verão
Novas formas de publicidade
O Getafe, clube da primeira divisão espanhola, La Liga, e o Burger King assinaram um contrato de patrocínio que leva o gigante dos hamburgers às camisolas do clube dos arredores de Madrid.
Até aqui, nada de novo. No entanto, a empresa norte-americana inventou o patrocínio no interior da camisola, para além do habitual logotipo das empresas na zona central de qualquer camisola. Assim, os jogadores do Getafe, cada vez que marcarem, terão de levantar a camisola, tapando a cabeça, pois a cobrir a sua cara estará a imagem da figura masculina de barbas que é o símbolo do Burger King há vários anos.
Melhor que palavras, aqui fica a imagem para explicar. Inovador, sem dúvida!
Croquette Awards
Felicitámos desde logo a iniciativa, estivemos presente no arranque, mas infelizmente não fomos convidados para a entrega de prémios (terá sido lóbi?). Ainda assim, vale a pena "conferir" os vencedores da primeira edição dos Croquette Awards.
Como em tudo, há uns melhor do que outros, com destaque para a produção made in Brazil. São sobretudo a prova de que para ter impacto não são necessários muitos meios, chega uma boa dose de imaginação.
Parabéns aos criadores e aos criativos.