quinta-feira, 30 de julho de 2009
Ouvido na cave
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Debate capital
Transporte: António Costa chegou à SIC de Smart e Pedro Santana Lopes a pé (os estúdios da SIC são em Carnaxide, a 20 minutos de carro do centro de Lisboa).
Indumentária: Trajavam roupa semelhante, sóbria. Fato em tons de azul, com gravata azul - a de AC lisa, a de SL mais arrojada. Nem um elemento da cor comum às duas candidaturas, o verde.
Linguagem corporal: AC calmo, tranquilo na cadeira; SL muito agitado, nervoso (saltou várias vezes da cadeira, ajeitou muito o colarinho) e exuberante nos gestos - mais do que o normal, inclusive por várias vezes as suas mãos "atravessaram" o ecrã.
Atitudes: PSL mais atacante, chegando a ser agressivo, com rasgos deselegantes; AC educado, sorridente e sereno, com comentários jocosos, para irritar o adversário (o que conseguiu por algumas vezes).
Num debate de 45 minutos, estar 30 a discutir números e a culpa dos mesmos, não acrescenta nada de novo. Falar de passivo, activo, dívida a fornecedores, a curto, longo prazo e outros tantos vocábulos contabilisticos passa ao lado da grande maioria dos espectadores. Para mais quando se fala na ordem dos milhões.
Ainda falta muito e pode ser que no próximo se fale menos de passado e mais de futuro, porque no fundo é isso que está em causa. O futuro.
My generation
terça-feira, 28 de julho de 2009
Falha Técnica ou Manobra?
Não é a primeira vez que Sócrates pega numa boa ideia de Obama, e a torna num fraco (fraquinho) momento de comunicação.
Enquanto que o presidente norte-americano promove, de verdade, um canal aberto de comunicação entre si e a comunidade 2.0, Sócrates ficou-se pelo chamariz.
Pois, porque depois de ter os bloggers todos consigo, de ter montado o número mediático, oops, que uma falha técnica impede que o encontro seja transmitido em directo para quem o quisesse acompanhar. ~
Resultado? Pode-se ler aqui, aqui e aqui.
Política "tu é que és"
O regresso da "política de tanga"
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Trocas e baldrocas?
Nem com o aproximar do mês de Agosto e do marasmo que este costuma ser, acalmam as mudanças nos jornais.
O Dn volta a mexer na equipa.
Agora, foi a vez da sub-directora do Diário de Notícias, Catarina Carvalho, sair tendo sido substituída por Nuno Saraiva, até agora editor de Política.
Também anunciado aqui
terça-feira, 21 de julho de 2009
Coerência
Ontem estreou o single do próximo álbum dos Pearl Jam (PJ), que sairá em Outubro. The Fixer é o nome da faixa de apresentação do primeiro álbum de original da banda desde 2006.
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Webvet :)
Para algum vídeo poder aspirar a ser viral, tem de andar no limbo entre a realidade e o absurdo...
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Nike's journey
IAM1 x INSA from Protein® TV on Vimeo.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Manifestações "espontâneas"
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Adivinha matinal
sábado, 11 de julho de 2009
Internet Explorer 8 (Sim, o da Microsoft)
Motel Tagus
sexta-feira, 10 de julho de 2009
As portas
quinta-feira, 9 de julho de 2009
brincar aos tiros e dar um tiro no pé
não sei o que é mais perturbador, se ver uma criança no meio destas andanças que facilmente associamos a um Afeganistão ou Iraque, se a própria ausência de expressão no rosto da criança, qual máquina de guerra sem sentimentos.
a imagem é forte, mas algum de vocês pais compraria estes brinquedos aos vossos filhos?
terça-feira, 7 de julho de 2009
Promoções mórbidas
Um grupo de comunicação de Guimarães teve uma ideia tão brilhante (foi empregue ironia) quanto mórbida: sortear um funeral de luxo. Isso mesmo, com direito a tudo do melhor "desde as flores à urna". A notícia não refere, mas os convivas (má escolha da palavra), padre, veículo e "comes e bebes" à descrição devem fazer parte do pacote - morto não incluído.
Refere ainda a notícia que "O regulamento prevê que o vencedor possa ‘oferecer’ o funeral a uma terceira pessoa, viva, reencaminhando, assim, a prenda."
Sublinho: "Oferecer o funeral", "pessoa, viva" e "prenda". Isto torna a ideia ainda mais genial porque de facto atire a primeira pedra quem nunca pensou oferecer um funeral a um amigo?
“Se a morte existe para dar sentido à vida, queremos em vida proporcionar a possibilidade de ter um funeral de sonho”, (e quem nunca sonhou com esse dia) salientou a responsável pelo concurso, concluindo que “No Grupo Santiago já oferecemos tudo, desde dinheiro a automóveis, viagens e animais. Por isso optamos por fazer um concurso que pensamos ser único no mundo”.
Cara Sra. único nem sempre quer dizer bom.
Black or White
The Cristiano Ronaldo's Show
Ontem foi notícia. Porque é um fenómeno à escala mundial, porque é a marca portuguesa mais valiosa de sempre e uma das mais reconhecidas, porque há muito que estravaza as fronteiras nacionais, a apresentação de ontem de Cristiano Ronaldo no Real Madrid foi notícia em todo o Mundo.
Na minha opinião ligamos demasiado ao futebol, à boa maneira do Sul da Europa e da América, e julgo que, em Portugal, as horas gastas na transmissão e retransmissão do Show Ronaldo foram excessivas.
Do que li fica uma duvida que terá escapado à "máquina" do Real Madrid. Estima-se que boa parte do dinheiro investido no português seja recuperada através de merchandising do clube, nomeadamente a venda de camisolas oficiais. Acontece que além de perder o "seu" número 7, que no Real é de Raul, nas costas da camisola surge apenas "Ronaldo".
Acontece que o Real Madrid já teve um Ronaldo e que ostentou precisamente a mesma camisola número "9". Mesmo sendo um fenómeno (o português), não haveria muito mais pessoas a comprar camisolas "C. Ronaldo" do que apenas "Ronaldo", ou seja, camisolas semelhantes que nas costas têm o mesmo nome e número (muda o patrocinador)?
Na minha opinião nem é bom para o Real Madrid, nem para a marca "Cristiano Ronaldo" (CR) que foi construída durante vários anos e que vale por si.
Hala Madrid! Hala Ronaldo! Hala Cristiano!
Adenda:
Sorte dos Xutos & Pontapés que, sem querer, ouviram uma música sua (À minha maneira) soar perante 80 mil madrileños o que poderá aumentar o sucesso da banda em Espanha. Seria uma excelente manobra de marketing, não fosse fruto do acaso.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Teclar com o Presidente?
Hoje às 18 h, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, vai reunir com bloggers e utilizadores de redes sociais. O objectivo é fazer um balanço dos dois anos de mandato, junto de um público alvo cada vez mais relevante e influente - como de resto indica esta iniciativa.
Comic relief...
Como comunicar uma acção que se pretende cómica e “bem disposta” mas com uma mensagem de apelo ao espírito solidário que se quer, sempre, de alguma forma... chocante?...
Com um vídeo, mais uma vez real, e uma boa (muito boa aliás) ideia.