quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A imagem do dia

Uma corda ao pescoço também servia, mas esta não está nada mal.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Leões de Porcelana

Cannes Lions Review em Portugal: E um bom exemplo de como NÃO estar no Facebook

Há muito que o Facebook dividiu o seu mundo virtual em “perfis” e “páginas” … Sendo que o primeiro é para pessoas (que têm “amigos”) e o segundo para marcas e organizações ( das quais “gostamos” ou não) … parece óbvio, certo? …

Nem por isso. Não são poucas as marcas, instituições e organizações comerciais que insistem em ter e manter “perfis” quando o seu lugar natural é nas “páginas” … Sendo que ainda se vive um período de “experimentação” nestas “andanças sociais” para a maior parte dos sectores, o mesmo não se pode esperar daqueles que se afirmam como especialistas e profissionais de “comunicação”. Aí esperamos um nível de operatividade diferente, distinto, que compreenda o teor, conteúdo e objectivo da plataforma em que se inserem … Que saibam o que “devem” e “não devem” fazer …

Facto: A “Cannes Lions Review” deveria ter uma “página” no facebook, mas não … tem um “perfil” (http://www.facebook.com/canneslionsreview ) ... Não é uma “pessoa real”, então: deveria ser uma “página”.

Eu, no meu perfil pessoal do facebook, repondi positivamente ao meu convite para o evento “Cannes Lions Night Party”, e fiquei “amigo” do “perfil” acima referido … Deparei-me com um texto sobre a festa que achei penoso, uma escolha de animação que achei de mau-gosto e pior que tudo, achei terrível o facto de uma instituição que é “marcante” no mundo da comunicação não cumprir a mais básica das regras de “engagement” em social media, ocupar o seu espaço devido: o das “páginas” … Como tal fiz um post … Como é meu direito, porque me apeteceu, porque, principalmente, achei “piada” à situação e resolvi partilhar com os meus “amigos” …

Sim o post tem apontamentos de ironia e de “gozo puro e duro” … Mas mais uma vez, o post é meu, pessoal, criado pelo “meu perfil” pelo qual respondo e sou responsável …

Ainda esse “post” não tinha segundos de vida, e já o “perfil: Cannes Lions Review” me tinha “bloqueado” … Como se: “longe da vista, longe de tudo” … Nunca se lembrando que tal acção poderia despoletar uma reacção pior para a “marca” … Uma “crítica” deste género era uma enorme oportunidade para transformar “pr negativo” em “positivo” … Poderia ter recebido uma mensagem pessoal, uma oferta de “esclarecimento”, um contacto prévio … Até me poderiam adverter, que até tinham uma “página” para além do perfil ( em:http://www.facebook.com/pages/Cannes-Lions-Review/155751644451483?ref=ts )

Mas não: acharam que a melhor maneira de lidar com um profissional do sector (que publicamente demonstra que a sua especialização é: Social Media - Senior Planner” ) seria fazer exactamente o que só em “ultima estância” deveremos fazer: “ostracizar” … neste caso, bloquear, encontrar os “posts” em questão e apagá-los …

Para “agravo” e “coerência” na posição, acharam de “bom tom” apagar também o meu “post” da wall do evento … (como se demonstra nas imagens em anexo) …

Espera mais, esperava, mesmo, diferente …




Bicyle Film Festival

Convite enviado às redacções para a apresentação do Bicycle Film Festival que decorre entre 7 e 10 de Outubro em Lisboa. A campainha, gift low budget, ajuda a diferenciar entre as milhentas solicitações que chegam às redacções e poderá ajudar o evento (que o Adriano Nobre não me ouça). Mais que não seja criará, de certeza, bastante ruído!

Como diria o outro: "Let's look at the treila!"

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O cheiro a aviões

A imagem vê-se mal (sugiro que cliquem para aumentar) mas trata-se de um folheto da 2ª Corrida do Aeroporto, dia 10.10.10 às 10h10 (how original?). Chamo a vossa atenção para o texto que descreve o evento, apelando aos participantes para que vão relembrar "o cheiro a aviões", numa área de acesso restrito.

"O cheiro a aviões". Haverá forma mais interessante de nos convencer a praticar desporto? Duvido. Aliás, sabemos (NOT) de fonte segura que já existem movimentações para organizar nova corrida para "respirar o fumo dos tubos de escape" em dia de engarrafamento no IC19.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Palha fresquinha

"Conheci monges que se gabavam do tempo que passavam a meditar. "Só 4 horas? Isso não é nada, eu medito seis horas!" É a versão zen espiritual de comparar pilas"

Palavras sábias de Leonard Cohen à Blitz.

Passamos a vida a comparar tamanhos: bicicletas, pilas, carros, ou empresas. E qual é a vantagem prática disso? Na minha opinião, pouca ou nenhuma! Antes pelo contrário, corremos o risco de continuarmos a ser um país de "pilas pequenas".

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mad World

"It's a business of sadists and masochists and you know which one you are."

A deliciosa Ida Blankenship, no 9º episódio da 4ª série de Mad Men.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

É "même" ao lado.

O presente filme contém imagens eventualmente NÃO chocantes. Tudo o resto é muito mau.




Depois admiram-se que as crianças desistam da escola...

E não havia outro local, para além da casa-de-banho, para gravar isto?

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pôr as cabeças no ar

Estão a ver aquelas avionetas que sobrevoam as Praias em Agosto com mensagens publicitárias? Lame, right?

Conheça os GEICO SKYTYPERS.

Veja o que fizeram em Manhattan. Será que conseguimos que venham a Lisboa?

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ano novo, logo novo (ou quase)


Para comemorar o nosso segundo ano de existência a dizer baboseiras, decididos desenhar um logo para o blog (cortesia do PLO) - na verdade está feito há quase um ano, mas enfim.

Esperamos que gostem. Se não gostam têm bom remédio: façam outros e mandem que nós publicamos. Ah, e oferecemos aos melhores t-shirts do blog, espectaculares para oferecer ao avô no Natal.

email: buzzofias@gmail.com

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Os terríveis 2

Alô Peeps,

Os Buzzofias andam por aqui há dois anos. Há dois anos anónimos, apesar de, desde sempre, terem tentado saber a quem correspondem as siglas que aqui assinam posts. Já aqui o dissemos e voltamos a dizer: gostamos de estar assim e talvez, TALVEZ, um dia resolvamos sair do armário (bom, a esta altura já é mais um charriot em que uns estão com a cabeça de fora).

Em dois anos algumas coisas ficaram na mesma e outras mudaram drasticamente.

Dois anos depois, continuam a olhar para as agências como o bicho Papão (cá beijinho, oh Pacheco!), o que nos vai divertindo e trazendo para aqui, galhofantes, sempre geeks e provocadores.

Aos que nos acompanham, obrigado - mas, pelo sim, pelo não, consultem o psiquiatra.

diaspora* / diáspora

A Wikipédia diz:
O termo diáspora (em grego antigo, διασπορά – "dispersão") define o deslocamento, normalmente forçado ou incentivado, de grandes massas populacionais originárias de uma zona determinada para várias áreas de acolhimento distintas


Dia 15 de Setembro de 2010, chegamos, então à "terra-prometida" ... Não mais iremos cair sob a tirania de problemas de privacidade; não mais teremos de ver as nossas conversas interrompidas (porque sabe-se lá quem está a ouvir); não mais adoraremos falsos ídolos com biografias finchianas ...

Está condenada ao fracasso main-stream, sem dúvida, mas o conceito de uma Rede-Social que abarca o conceito de "open-source" como premissa, não é mais que uma revolução social dentro de uma outra, que a maior parte ainda nem sequer começou a compreender.





Diaspora: Personally Controlled, Do-It-All, Distributed Open-Source Social Network from daniel grippi on Vimeo.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Viral?



É ter mais de 1.600.000 visualizações em 5 dias.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Chatroulette



Campanha mega no Chatroulette para o novo filme "The Last Exorcism". Uma rede que ainda não "pegou" em Portugal, mas que abre a porta para ideias giríssimas.

(o vídeo não é aconselhado a cardíacos, pessoas mais velhas ou membros do lado A da Comunicação)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

You're nobody till somebody hates you

É a trend da rentrée. Ter um blog (wordpress, fancy!) a dizer mal de nós é o que distingue a massa dos consultores e operários de comunicação dos grandes senhores.

Os Buzzofias aguardam a promoção e esperam que alguém resolva fazer assim um wordpress, super cool, tipo Bazófias - atentem que no nosso não é erro, é trocadilho, é que há por aí autores de wordpress que não sabem ver a diferença - a dizer mal de nós.

Tudo bem que somos jovens imberbes, sem sequer três décadas de vida vividas (seremos o lado C da comunicação?), mas vá lá. Não queremos ficar de fora.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Criativos a caminho do Nobel da Paz?

Um briefing impossível: encontrar a solução para o conflito israelo-palestiniano.

O prémio: um bilhete para Cannes e o sonho de um Nobel da Paz.

Uma ideia da Saatchi & Saatchi.

Tão simples



E eficaz.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Previsões para os próximos dias

Será uma espécie de Agora Escolha:

Lado A




Lado B

Facebook, Twitter e Hollywood



Enquanto o mundo aguarda a estreia de "The Social Network", o polémico filme sobre as origens do Facebook, pessoal com algum sentido de humor especulou como seria um trailer sobre as origens do Twitter - atentem à letra da música.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

50 & Rockin'



Para provar que há hypes que são intemporais e que nunca se tornam "so last season". Os Beatles foram diferentes em '60 e são diferentes até hoje - apesar dos pastiches que apareceram e aparecem. Podemos não gostar de tudo, nem de todas as fases, podemos amar e odiar o John, o Paul e até a Yoko. Mas quem não tem uma malha preferida?

Fazem 50 anos hoje, meio século. Para trás fica um século XX que não teria sido o mesmo sem eles.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mika deixa "tweet" sobre Sudoeste TMN ( WTF?)

Lê-se, no Briefing:

"O concerto de Mika, que no sábado subiu ao palco do Sudoeste TMN, foi assinalado por uma mancha gigante de corações TMN distribuídos no recinto com o intuito de surpreender o cantor durante a interpretação da música ‘We are golden’.

Como forma de agradecimento, Mika deixou na sua página no Twitter uma mensagem emocionada:‘Thank you TMN and Sudoeste. For an amazing surprise. 35.000 golden hearts being waved all at once during Golden. I almost stopped singing!!
’"


Esta deve ter sido a notícia mais engraçada que já vi nos últimos tempos.

O Mika twittou sobre não sei quê. Epá... se o Mika curtiu a cena acho óptimo, foi obviamente uma boa activação de marca por parte da TMN e da agência responsável pela conta que merece aplausos. Se o Mika twittou sobre isso, óptimo! - é uma vitória ainda maior para a marca, já que o artista registou o impacto daquela activação junto dos seus fãs e inclusivamente aumentou a notoriedade da TMN nas redes sociais através do seu próprio networking - Kudos TMN!

Mas mandar um press-release para os meios a informar que a estrela internacional se "emocionou", via twitter (geek-chic!) com a acção... epá... é mesmo espremer o suminho todo de uma boa acção longe demais, tornando-a numa cena corny, fatelosa. Não havia necessidade de pegar nesta informação - este bombonzinho de notoriedade que o Mika ofereceu à TMN - e mascará-lo de "esforço de social media" meets "veneração a artista internacional".

Algo similar a ler, num meio especializado de política, uma notícia sobre o Juan Carlos ter twittado que tinha achado que o neto do Cavaco Silva era muito lindo. Melhor: a assessoria de imprensa do Cavaco enviava um PR para o tal meio acerca da emoção registada pelo Juan Carlos via twitter ao ter visto o seu lindo neto.

Se calhar estou a ser muito duro. É que está muito calor. E tudo.



esspetacular.