quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Dickorations


Como diria uma (ou duas) amigas minhas, o látex está tão last season.

A pensar nisso a Durex criou um divertido e bem-humorado site onde é possível escolher bonitas fatiotas para agasalhar o "fiel amigo" (não, e não estou a falar do bacalhau).

Quem disse que o sexo e o humor não podem andar de mão dada?

Vanity Fair

Depois disto, quanto tempo vamos ter de esperar para uma série de pequenas (ou médias, vá)agências se porem em bicos dos pés para ocuparem o lugar da Imago na fusão com a Lift?

Financial Times pró Obama (?)

O Financial Times declarou o seu apoio a Obama. Dizem que as suas políticas são as melhores em todas as áreas... excepto na área económica.

Mmmmmm, sou só eu ou a economia é o ponto mais importante para os leitores do Financial Times?

Big is the new thing

Em Portugal adoramos grandes feitos e feitios. A maior feijoada do mundo, o maior pastel de Tentúgal, a maior árvore de Natal, o maior shopping, o maior, o mais bonito, o mais melhor bom... (podia escrever mais 50 mil caracteres com estes feitos nacionais, mas vou ficar por aqui).

Guiness (o livro) tem o mesmo efeito nos portugueses como a Forbes ou a Fortune têm para os países desenvolvidos, ou mesmo Guiness (a cerveja) para os irlandeses.

Quanto a mim, a fórmula está um pouco batida, mas ainda vão aparecendo bons exemplos de que ela ainda funciona. Espantem-se os mais cépticos, e não foi em Portugal! Segredo: originalidade e coerência com os valores da marca.


A acção foi da Cruise Lines, empresa de cruzeiros divertidos, que entrou para o Guiness com a maior bola de praia do mundo. Notícias aqui, fotografias acolá.

Segue-se a maior Piñata do Mundo.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Da Buraka para a Europa


Dia 6 de Novembro a MTV entrega os EMA. Embora tenham nome de animal, estes são uns dos mais importantes prémios entregues pelo público aos artistas. Uma espécie de reconhecimento, de tributo anual.

No entanto, nestas coisas da Web 2.0, por vezes, acontecem "botas" dificeis de descalçar como a de Rick Astley - um Dino Meira lá do sítio -, que se prepara para ser eleito com o Melhor artista de sempre. E com larga vantagem.

Brincadeiras à parte, os portugueses Buraka Som Sistema estão nomeados para o Prémio de Melhor Artista Europeu e todos temos a possibilidade de votar e desta forma ouvir o nome de Portugal soar em Liverpool. Goste-se ou não, são da Buraca, Portugal, e isso merece respect!

Aqui fica um teaser a apelar ao voto...


Até porque quem está à frente...


o sr. RP

Mais uma excelente manobra de RP protagonizada pelo nosso primeiro-ministro.

eu googlo, tu googlas, ele googla

Para comunicar é preciso conhecer. Conhecer aquele que queremos que compre. O produto ou o que dizemos. Conhecer os outros é tarefa que hoje em dia está simplificada. No LinkedIn temos o histórico profissional, no Facebook descobrimos a rede de amigos, através do Google podemos descobrir quase tudo. Conhecer aquele que se senta ao nosso lado é tão importante como conhecer aquele que, na loja, paga pelos nossos produtos.

O que somos e, melhor, aqueles que conhecemos e conseguimos influenciar, constituem uma arma poderosa que é, ao mesmo tempo, o elefante branco de quem ninguém fala. O português tem sempre pudor em falar das suas origens. Mas o berço é, ainda hoje, factor que condiciona quem somos e o circulo onde nos movemos. Pode não ser politicamente correcto reconhecer isto, mas é a realidade em que vivemos.

Conhecer os outros, de onde vêm, ajuda - e muito - a perceber para onde querem ir. O que querem comprar e, afinal, quem é que interessa ter do nosso lado.

Blogosfera Naïve (?)

As pressões ilegítimas acabavam, parece-me, se existisse transparência. Poucos assessores procuram boas notícias. Querem notícias que favoreçam os seus interesses. Boas e más. Parece que agora interessa que se pense que os directores dos jornais não mandam nada. OK. Tem graça e tudo. Quero é ver as boas notícias que vão aparecer nos próximos tempos.

Já agora, há por aí alguém a quem interesse que a transparência seja uma boa notícia?

isto não é um anúncio, é uma ofensa

A Revista “Cães & Companhia”, publicação dedicada aos animais de companhia, pretende admitir finalista/recém-licenciado em Comunicação Social (1º emprego) para estágio não remunerado, com a duração de um ano. O candidato deverá ser uma pessoa interessada no tema, e que após o estágio possa vir a ser integrado na equipa redactorial. Agradecemos que refira se tem (ou já teve) animais de estimação e quais.

Local: Lisboa

Os interessados deverão enviar o curriculum vitae, com fotografia, para: redaccao.caes@grupov.com


(retirado de www.cargadetrabalhos.net)

Vida de cão.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

8 anos depois...

"Waaaaaaassup???!!"

Ninguém ficou indiferente à "frase" feita onomatopeia que publicitou a mais famosa das cervejas americanas à oito anos atrás...

Os protagonistas do anúncio original da Budweiser voltam a juntar-se para uma versão actualizada do pequeno filme advocando a "mudança"...

Original 2000:


Nova versão 2008:

Louvado sejas ó sentido de humor


No espaço de duas semanas, dois sketches humorísticos (Contemporâneos e Gato Fedorento) foram alvo de queixas e inúmeras críticas de alguns sectores e mentes mais sensíveis. 

Será que estamos a ficar sem sentido de humor? 

Julguem por vocês mesmos.

Venha o Paulão e escolha...

Embora seja cada vez mais usual, este de tipo de campanha viral e personalizada continua a proporcionar excelentes momentos.

Quem não quer falar com o Paulo Bento? Ou com o MEO comandante? Ou mesmo fazer uma bonita homenagem a um amigo "do peito"?


Entre uma garagem portuguesa e um bar brasileiro, venha o diabo e escolha (Atenção: links com "bolinha").

Sugestões gentilmente retiradas aqui.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Orgulho nacional

Portugal tem mais um motivo para se encher de orgulho. Sacudam a poeira das bandeiras, vistam as camisolas desbotadas e afinem as gargantas porque voltámos a ter motivos para sorrir. 

Não, a crise não passou. Sim, é verdade que Cristiano Ronaldo foi considerado pelos seus congéneres como o melhor jogador da época passada, mas ao pé disto isso não é nada (mesmo sem ser ao pé disto tem a importância que tem). 

O motivo do nosso contentamento chama-se Sofia, a utilizadora "espanhola" do myspace com mais amiguinhos virtuais. Esta jovem de 24 anos, que na verdade é natural de Lisboa - ou da Bobadela, tanto faz - tem como grande feito na vida ter mais de 129 000 "amigos" no myspace (actualmente, depois da notícia, já são mais de 134 000). Na vida real tem menos de 10. Interessante, não?

Esta bonita estória de vida foi publicada este sábado no El País

PS: Interessante também o ar "angelical" da foto do El Pais a contrastar com o ar "menos angelical" - para ser simpático - do perfil.

Case study de Comunicação

A Renault..., perdão, a Fórmula 1 parou Lisboa. 

Ergueram-se os velhos do Restelo do costume, mas a verdade é que este é um óptimo case-study de comunicação e RP. Aparentemente, tudo funcionou pelo melhor. Em dois dias de emoções fortes, mais de 100 mil pessoas assistiram ao vivo, houve pleno nas TVs, páginas e capas antes, durante e depois, entre muitas outras notícias. 

O Roadshow da marca segue agora para Nova Deli e São Paulo, mas desde já parabéns a quem desenhou a estratégia e a quem a implementou em Portugal (Já agora, se alguém souber quem, a informação é bem-vinda). 

domingo, 26 de outubro de 2008

Join the movement



Esta é uma forma original de vender "botas". 

A estratégia passa por alertar os consumidores para uma maior consciência ambiental e para os riscos que possam advir da falta de respeito pela natureza. Tudo isto com uma enorme dose de bom humor e assente num site simples, mas eficaz.

Agência: Leagas Delaney

PS: Aparentemente, este anúncio é inspirado numa história real.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

buzzófias número 100

Se a capa do 24 horas, só por si já costuma ser muito boa - e hoje até lá encontramos o Badaró..



..a verdadeira pérola está do lado direito, onde o casal Cavaco Silva fala dos seus 45 anos de casados.

A primeira-dama diz "É preciso manter o fogo aceso"..

Sou só eu ou isto é demasiado gráfico e por-favor-tirem-me-esta-imagem-da-cabeça?

Diz-me a tua marca...dir-te-ei quem és

De acordo com uma notícia da Meios & Publicidade Online de hoje, o estudo 2008 Presidential Image Power Survey, da agência Landor Associates em conjunto com a Penn, Schoen & Berland, pediu a 1002 indivíduos registados nos partidos democrata e republicano, e a independentes que associassem os candidatos a presidente e vice-presidente dos EUA a marcas. Os inquiridos associaram Barack Obama às marcas BMW, Google e Target enquanto John McCain foi comparado à Ford, Wal-Mart e AOL. Em declarações à Advertising Age, Mary Ellen Dugan, directora da Landor, refere que “a marca é por natureza uma percepção pessoal” e é aí “que o branding também se associa a estas eleições”.

Esta é sem dúvida alguma uma forma interessante de caracterizar personalidades de diferentes quadrantes, sendo que neste caso foi aplicado à política. Por isso, deixo aqui um desafio interactivo, desafiando os visitantes do Buzzofias a participar na caixa de comentários: escolham uma personalidade e digam qual a marca a que a associam.

Aqui fica o contributo inicial: Marcelo Rebelo de Sousa - Sabão Azul... ou então um Canivete Suíço...estou indeciso.

Fly a Ballon

Até para dar a conhecer os nossos serviços é necessária uma boa dose de originalidade. Exemplo de marketing viral de uma empresa... de marketing viral. Na minha opinião peca apenas por ser um pouco extenso.

Atenção: o link reencaminha para uma página que contém mimos, não aconselhável a pessoas sensíveis!

Bu(z)zón


Depois de inúmeros pedidos, criámos um email para onde podem ser enviadas críticas, sugestões, comentários mais discretos, números de telefone, etc.

Basta buzzinar aqui ao lado!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Amor à camisola

O mundo do futebol respira de alívio e os sócios do Sport Clube de Leiria e Marrazes já podem dormir descansados - o clube arranjou patrocinador para a época 2008/09.

A "notícia" foi avançada pelo site de RTP, porque, segundo a "notícia", é a primeira vez que uma editora de música e uma banda patrocinam um clube em Portugal - a conhecida Rastilho Records e os igualmente famosos The AllStar Project.

Na minha opinião o patrocínio do clube já era motivo de interesse, mas quando a ele se associam grandes nomes, tem toda a relevância.

A pièce de résistance está na citação do comunicado de imprensa na "notícia": uma das motivações para o patrocinio foi o facto de dois elementos da banda e da editora serem antigos atletas do clube.

E ainda dizem que não há amor à camisola...