terça-feira, 30 de setembro de 2008

ID ME:to be the same

Sê verdinho e amigo.
Não poluas. Separa o lixo. Planta qualquer coisa que devolva oxigénio. Ajuda o próximo. Não lixes ninguém.


Partilha. Contribui.

Parece.
Mesmo que não Sejas.

Compra. Compra. Compra.

Porque TU mereces.
Compensa. Vive tudo. Senão falhas.
Escolhe à tua medida.

Como e quando quiseres.

Imagem.
Equipa o corpo. Traduz o que gostas.
O que julgas que gostam.

Personaliza os nike. O mini. O myspace.
Produz o que queres consumir.
Cria. Há arte em todos.

Trabalha-te. Molda-te.
Vende-te.

Cria
buzz com ou sem buzzófia.

És uma marca.
Desenvolve uma estratégia e posiciona-te.
Estás em mercado aberto e és especial.
Entre outros.

Entre os que Parecem.
: os que São
: e os que ainda não perceberam…

Algarve ou Allgarve?

Esta notícia levantou em mim uma série de dúvidas que passo a partilhar.


O que é feito do Europe's West Coast? Será que foi apenas uma campanha “bonita”, com os "grandes talentos portugueses" e muitos meios, para posicionar Portugal em lugar algum? E quais os resultados de todo este investimento? E a notoriedade do País? Será que melhorou muito com o trabalho da conceituada agência de RP? Seria esta a ideia de Pedro Bidarra quando, em 2003, idealizou o conceito? Duvido!

Custa a compreender como é que um País com apenas 10 milhões de habitantes, maioritariamente iletrado, envolto numa crise social e económica, gasta recursos em tantas campanhas avulsas, ora a promover-se em Espanha, ora em Inglaterra, ora onde calhar.

Meus srs., as boas práticas importam-se! E nesse campo, “Espanha marca®” pontos!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

See the difference?

A "guerra" Microsoft (PC) - Apple (Mac) está cada vez mais ao rubro. O aumento da quota de mercado da Apple, alavancada nas vendas dos iPods e iPhones, começa a incomodar o gigante da informática e prova disso são os 300 milhões de dólares (qualquer coisa como 210 M €) gastos na mais recente campanha da empresa de Bill Gates, "Life Without Walls".

Depois dos três anúncios protagonizados pelo próprio Bill Gates e por Jerry Seinfeld, que reuniu largas criticas de consumidores e dos especialistas em publicidade - excelente ilustração da Vanity Fair -, numa tentativa forçada de ser cool, eis que chega a "segunda fase" da campanha. A rodar na Internet, e não só, está a resposta da Microsoft - apenas (!?!) um ano depois - ao anúncio da Apple "I'm a Mac". 


Famosos e menos famosos à parte, Do you see the difference?


Regra geral, a cópia "descarada" raramente pega. A anúncio da Apple tornou-se tendência e gerou dezenas de seguidores (pelos vistos até a própria Microsoft). O da Microsoft dificilmente o fará.

Ser PC não é cool, não significa nada mais do que complexidade, tecnologia pesada e "ecrãs azuis". Ser Mac é mais do que isso, é um estilo de vida. E, infelizmente para a Microsoft, não é porque algumas celebridades bem pagas dizem o contrário que nós vamos acreditar.

PS: Steve Balmer, CEO da Microsoft vai estar em Portugal dia 3 de Outubro.

youtube podia ser last season..



.. ou a importância de ter a ideia certa no momento certo.

Mau copy #2 (ou quando ao humor involuntário se junta o humor negro)

PRESS RELEASE
Não há memória de uma acção assim



Em parceria com Alzheimer Portugal e Parque Natural Sintra –Cascais PAPA-LÉGUAS REALIZA PASSEIOS DE VOLUNTARIADO COM DOENTES DE ALZHEIMER .


UM PASSEIO INESQUECÍVEL
28 SETEMBRO 2008

A ideia deste projecto surgiu a partir de uma conversa amigável durante uma caminhada na Costa Vicentina. A necessidade de sensibilizar a opinião pública para a importância do coberto vegetal em Portugal; a alegria de colaborar em trabalhos de plantações de árvores e cortes de plantas parasitas… E porque não realizar estas actividades com os utentes da Alzheimer Portugal? Foi com base nesta ideia simples que chegamos a esta actividade que realizaremos no próximo dia 28 de Setembro.

Desta forma levaremos 25 doentes com Alzheimer com os respectivos familiares e voluntáriospara a serra de Sintra. Limparemos as heras que sufocam muitas das centenárias árvores do parque e, simbolicamente plantaremos 25 árvores (uma por cada doente, para que as mesmas perpetuem a memória de quem as plantará.

A ajuda e boa disposição dos voluntários, que também são clientes e amigos, permitirá criar todos os condimentos para um DIA INESQUECÍVEL…. Haja mais dias assim!

Blog Action Day


O buzzófias também aderiu à causa! Agora sim, isto começa a tomar forma.

Para quem ainda não sabe o que é, trata-se de uma iniciativa que acontece pelo segundo ano e que visa sobretudo promover a discussão - mas também angariar fundos -, no maior número de blogs, sobre um tema. Em 2008 é a pobreza, que deverá ser motivo de conversa - e de posts - por todo o mundo no dia 15 de Outubro. São já mais de 4761 blogs registados, prontos a apoiar a causa. 

Se isso vai contribuir efectivamente para aliviar o Mundo desta chaga, duvido, mas a blogosfera adora uma boa causa.

Dia 15 "postaremos" certamente algo sobre o tema e o logo já está por aí.

domingo, 28 de setembro de 2008

Eclipse total ?

Ironicamente, o maior perigo está no período de máxima escuridão (95% ou mais). Isso acontece devido à falta de luz (quatro vezes menos que o brilho de uma lua cheia), fazendo a pupila dilatar-se, deixando que mais luz passe. Infelizmente, é justamente nesse período que coroa solar torna-se visível aos olhos, cujo repentino brilho pode causar dano imediato e irreversível à retina

The return of Sacha

Sacha Baron Cohen (Borat, Ali G ou Bruno - o repórter fashion victim / estilista de origem austríaca) foi preso ontem em Milão... durante um desfile de Agatha Ruiz de La Prada. O actor inglês invadiu a passarela, munido de capa preta e peruca loira e acabou detido. 

A cena tem todos os ingredientes para fazer parte da estratégia de marketing escolhida para promover o próximo filme do actor - título provisório "Bruno: Delicious Journeys Through America for the Purpose of Making Heterosexual Males Visibly Uncomfortable in the Presence of a Gay Foreigner in a Mesh T-Shirt" - que está a ser rodado naquela cidade italiana: Polémica, filme a circular na Net (viral), notícias, etc. 

A dúvida é se não será demasiado óbvio e se os fãs vão aderir à acção. Temo bem que vão...

sábado, 27 de setembro de 2008

iPhoda-se


A segunda série d'Os Contemporâneos começou. Acredito que dos que sabem do que é que eu estou a falar, muitos tenham sido apanhados de surpresa pela "novidade". O surpreendente é nem começou esta semana, mas sim no dia 18 (!) quinta-feira, dia de UEFA e de mais algumas dezenas de coisas igualmente interessantes. Não ao Domingo, espaço que conquistaram a pulso na primeira temporada, mas à quinta-feira.

A provar que havia vida para além dos Gato Fedorento (e sem desprimor pelo quarteto), a RTP voltou a apostar na comédia. Infelizmente a aposta foi (é?) tímida e vamos ver por quando tempo se vai manter. 

Esta foi a única auto-promoção - genial - que passou... na Net, como diz Nuno Markl, "guerrilla-style", e por iniciativa dos autores. Mas, enfim, percebe-se porquê. Ultimamente a RTP tem andado ocupada a auto-promover outras caras.

A "guerra" das audiências tem destas coisas. O "fantasma" dos Gato Fedorento está aí (estreia dia 5 de Outubro) e a RTP prefere jogar pelo seguro "na minha geração".

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Spectrum ao poder.



Para geeks nostálgicos:

o portátil mais velho.com

Eleições Americanas

Voltando ao tema das eleições americanas, mais duas pérolas.



O primeiro, o vídeo divulgado no site TheGreatSchlep, onde a comediante Sarah Silverman apela aos netos de judeus que se desloquem à Flórida - conhecida pela sua enorme "colónia" de reformados judeus - e convençam os seus avós a votar em Obama. Silverman vende a ideia desta forma: os avós que votarem em Barack, ainda recebem uma visita dos netos este ano, os que não votarem... bom, como a própria diz: "If they vote for Barack Obama, they're going to get another visit this year. If not, let's just hope they stay healthy until next year."

Para não deixarmos John Mccain sempre de fora, aqui fica um site com a lista de todas as coisas mais jovens que o candidato republicano.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Só para Adultos...

O





Sim, este é um post com bolinha vermelha no canto...

A Diesel, que sempre nos surpreendeu com os melhores eventos que há memória. (Quem esteve há uns anos nas "cavalariças", ou depois no "casino ilegal", sabe do que estou a falar...)

Desta vez, "they've done it again"...

Utilizando a técnica que alguns conhecem com sfwxxx ( que será qualquer coisa como Safe For Web XXX), convidam o mundo para uma festa de temática porno realizada em 17 cidades ao mesmo tempo e com um cartaz de fazer corar de vergonha muitos festivais de Verão.

O video do convite é surrealmente simples e eficaz, mas não deixa ninguém indiferente...

Pena que a Lisboa não tenha calhado nada...

Nintendo faz YouTube estremecer

Não basta colocar vídeos no YouTube e apinhar sites com botões de "Envie a um amigo" para criar um efeito viral. Neste sentido (e a meu ver), são tiros ao lado os recentes esforços da McDonald's e Vobis neste campo, ainda que pelo menos um dos casos não tenha sido desprovido de sucesso.

O verdadeiro efeito viral parte sim do boca-a-boca. Vemos qualquer coisa de que tanto gostámos que queremos mostrar aos nossos amigos; queremos que se divirtam ou fiquem boquiabertos como nós ficámos. Vide, por exemplo, o vídeo do telemóvel Omnia i900 mostrado aqui há algumas semanas. Conteúdos criativos, memoráveis ou lúdicos são, assim, um requisito.

E criatividade e originalidade são elementos que não faltam na campanha de lançamento do novo jogo da Nintendo, Wario Land: Shake It!. E não é apenas um simples vídeo no YouTube.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Geração Google

O Google é uma ferramenta fantástica. Para alguém como eu, nascido em 80, é difícil conceber o trabalho sem Google - que faz anos no sábado, como eu. O Google é uma enorme janela de onde podemos olhar o mundo inteiro, do ângulo que escolhemos: as palavras de pesquisa.

Podemos pesquisar qualquer marca. Qualquer nome.

E, no mundo de oportunidades que o Google é, encontro também um problema. E se o Google me é desfavorável, a mim ou às minhas marcas? E se em vez de uma via verde para o conhecimento o Google for uma fonte de dor de cabeça? Os jornais que amanhã decorarão o balde do lixo, continuarão bem vivos nas páginas de sites e encontrá-los é uma questão de digitar as palavras mágicas. E uma dor de cabeça curada há muitos anos atrás pode "atacar" a qualquer momento.

Depois dos documentos de gestão de crise nos Media, não deviamos preparar a gestão de uma crise de Google?

Uma questão de cultura

O dia de ontem foi marcado pelo massacre numa Escola Superior na Finlândia, onde um jovem assassinou 10 colegas, suicidando-se em seguida. O tema faz manchete de vários jornais por toda a Europa, mas curiosamente, muitas pessoas na Finlândia não sabiam do sucedido já a tarde de ontem ia longa.

Tudo se deve ao facto de os órgãos de comunicação social finlandeses terem sentido alguma responsabilidade no sucedido, devido à ampla cobertura que haviam feito sobre semelhante acontecimento, que tinha ocorrido há cerca de dez meses, optando, por isso, desta feita, pelo silêncio ou não dando a devida relevância ao caso.

Será que isso seria possível em Portugal? Será essa a postura correcta dos jornalistas? Primeiro a liberdade de imprensa ou o dever cívico do jornalista, que é também um cidadão?

É uma questão difícil que não pode, sem sombra de dúvidas, ser vista fora do âmbito cultural de cada país. A cultura latina dificilmente aceitaria uma posição destas, pelo que é utópico pensar que em Portugal, Itália, França ou Espanha isso poderia acontecer.

Esta posição da comunicação social finladesa irá fazer com que este tipo de fenómenos não se repita no seu país? Tenho as minhas dúvidas, mas não deixa de ser muito interessante verificar a força que a classe jornalística tem. Neste caso, a força do silêncio!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Media Training

Faz o que eu digo, não faças o que eu faço.

Forma e Conteúdo

Na caixa de comments descubro reacções apaixonadas à campanha de Obama. É uma boa campanha. Comove e tem, aparentemente, unido os americanos por uma causa, ao mesmo tempo que os trouxe de volta à política.

Sei que apenas uma muito pequena minoria se preocupa com o conteúdo que os políticos têm para oferecer. É que para "mudar" os Estados Unidos é preciso mais do que bons virais e bons discursos. E das ferramentas necessárias ainda não vi grande coisa. É que as multidões depois de galvanizadas, podem tornar-se exigentes e espero mesmo que a equipa de Obama esteja a pensar nos tempos que se seguem ao 4 de Novembro.

Na caixa de comments em baixo, os meus colegas JC e ICS, falaram de "politiquices", "politicas", "medidas" e "lei". Adoro os virais de Obama, o seu sucesso no Facebook, os seus discursos. Mas é bom que ele domine as políticas, as medidas e a lei. É que sem elas não "muda" nada.

O início da Obamania




e tudo começou com isto.

Obamania



Ou como um homem se transformou numa marca.

Na marquesa com




Numa iniciativa que mistura a maca (autópsia) com o divã (psicanálise), a revista Wired coloca o trabalho de uma equipa de jornalistas, editores e fotógrafos na horizontal -- e à vista de toda a gente. Em Storyboard: a profile of a profile revelam-se todos os passos que antecedem a publicação de um perfil: a marcação da entrevista, os problemas com a fotografias, as angústias do redactor. O sujeito de tamanhas inquietações é o realizador Charlie Kaufman, homem pouco dado a atenções mediáticas o que obriga a uma abordagem delicada e várias dores de cabeça.

O que mais me impressionou neste show-and-tell é o contacto permanente, aberto e cooperativo entre editorias e repórter. Um trabalho de equipa permanente, atento e cuidado -- sem paternalismos ou tripes de ego.