segunda-feira, 29 de setembro de 2008

See the difference?

A "guerra" Microsoft (PC) - Apple (Mac) está cada vez mais ao rubro. O aumento da quota de mercado da Apple, alavancada nas vendas dos iPods e iPhones, começa a incomodar o gigante da informática e prova disso são os 300 milhões de dólares (qualquer coisa como 210 M €) gastos na mais recente campanha da empresa de Bill Gates, "Life Without Walls".

Depois dos três anúncios protagonizados pelo próprio Bill Gates e por Jerry Seinfeld, que reuniu largas criticas de consumidores e dos especialistas em publicidade - excelente ilustração da Vanity Fair -, numa tentativa forçada de ser cool, eis que chega a "segunda fase" da campanha. A rodar na Internet, e não só, está a resposta da Microsoft - apenas (!?!) um ano depois - ao anúncio da Apple "I'm a Mac". 


Famosos e menos famosos à parte, Do you see the difference?


Regra geral, a cópia "descarada" raramente pega. A anúncio da Apple tornou-se tendência e gerou dezenas de seguidores (pelos vistos até a própria Microsoft). O da Microsoft dificilmente o fará.

Ser PC não é cool, não significa nada mais do que complexidade, tecnologia pesada e "ecrãs azuis". Ser Mac é mais do que isso, é um estilo de vida. E, infelizmente para a Microsoft, não é porque algumas celebridades bem pagas dizem o contrário que nós vamos acreditar.

PS: Steve Balmer, CEO da Microsoft vai estar em Portugal dia 3 de Outubro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não admira que o nível de criatividade presente na campanha da Microsoft varie entre zero e não existente. Há que ter em conta que até há bem pouco tempo a Microsoft simplesmente não tinha necessidade de fazer campanhas publicitárias por motivos óbvios... daí a falta de experiência (cough).

Esta série de anúncios só vai expor ainda mais a fraqueza da Microsoft relativamente à Apple, especialmente no que toca aos consumidores mais desatentos.

Anónimo disse...

O mais curioso é que a Microsoft cai precisamente num cliché com estes anúncios - é o anúncio Benetton com a rapariga africana, com o mulher asiática e por aí fora.

O anúncio é tão fraco que parecem estar a implorar à Apple "va lá, parem com isso!".

JC disse...

Pergunta: A partir de quando é que a Apple se torna pretensiosa com estes anúncios? Deverá haver limite?

Mais um (igualmente bom)...http://www.youtube.com/watch?v=fVyTnTdijog