sexta-feira, 20 de novembro de 2009

From Consumers to Coproducers

O título deste post foi o tema de abertura do 2º dia do Congresso das Comunicações 09, que decorreu em Lisboa, esta quarta e quinta-feira. O Buzzófias teve acesso privilegiado a este evento e, sem dúvida, que este foi o momento mais interessante dos dois dias de Congresso. O painel contou com Richard Allan (Facebook Europa), Brian Levy (HP), a estrela proveniente da Web 2.0. Ana Free e o irreverente Pedro Bidarra (BBDO). O exemplo do sucesso da Ana Free foi o ponto de partida.

A Web 2.0. transformou, sem sombra de dúvidas, o papel dos indivíduos na sociedade. Muitos foram os exemplos dados pelos oradores, de como de meros consumidores, os cidadãos passaram a coprodutores de eventos, produtos, movimentos, etc.

Ana Free é o paradigma dessa transformação. Gravando um conjunto de músicas em vídeo e publicando-os no Youtube e Myspace, tornou-se um fenómeno de sucesso em Portugal e Inglaterra, sem o apoio de qualquer editora.

A Web 2.0 e os social media (redes sociais) podem transformar qualquer um num caso de sucesso e podem ser a plataforma ideal para as marcas comunicarem de uma forma completamente diferente dos formatos tradicionais. Mais próximo, mais emotivo, desde que de forma ponderada, porque caso contrário, como em qualquer relação, acabará por se esgotar rapidamente.

Destaque ainda para a intervenção do Pedro Bidarra. Em breve, todos iremos ouvir falar da proposta completamente louca de fusão entre Portugal e Brasil como uma só nação. O convite à participação de todos está para breve.

Deste último dia de congresso resultou ainda uma ideia-chave. "We are what we share". Este é o paradigma da sociedade web 2.0. As palavras são de Charles Leadbeater, autor do livro We Think, e orador convidado do Congresso. Segundo o autor, o vídeo de 4 minutos da sua autoria, que podem ver em baixo, resume na perfeição o conteúdo do livro e pode ser suficiente, de acordo com o autor, para poderem dizer que leram o livro, mesmo que não o tenham feito.

Aqui fica o vídeo. Fica água na boca para ler o livro.

1 comentário:

Alex disse...

When you "share" you also get something back. Not necessarily a financial revenue but a personal comfort revenue. People grab up your ideas and develop them further or improve them and/or add and share their own ideas.