terça-feira, 21 de julho de 2009

Coerência

Este post vai ser longo.

Ontem estreou o single do próximo álbum dos Pearl Jam (PJ), que sairá em Outubro. The Fixer é o nome da faixa de apresentação do primeiro álbum de original da banda desde 2006.

Acontece que esta não foi a primeira vez que se ouviu o single. Há uns meses atrás, 300 pessoas tiveram oportunidade de ver e ouvir um concerto exclusivo e secreto que os PJ deram em Seattle, onde foi tocada esta mesma música, várias vezes, no espectáculo que também serviu para a gravação de um anúncio, realizado por David Cameron, para o gigante norte-americano de retalho "Target", que irá assegurar a distribuição não-exclusiva do álbum nos EUA. Os convites foram enviados a bloggers, apenas com a indicação do local e de que se tratava de um concerto rock de que iriam gostar.

Nada de mais, não fosse a política de independência da banda de Seattle. A banda sempre se recusou a vender músicas para anúncios, sempre foi critica das políticas comerciais agressivas das editoras e sempre manteve uma relação muito especial e próxima com os fãs.

Acontece também que este é o primeiro álbum do grupo fora da alçada da Sony, fora de uma rede de distribuição abrangente e rentável. É o primeiro álbum que obriga a banda a sair da sua zona de conforto para vender. É o primeiro álbum que obriga a banda a repensar as regras.

Os bloggers convidados, obviamente, não resistiram a escrever sobre a experiência, mas acabaram por retirar os textos dos seus blogs. Muito provavelmente a pedido da banda (supostamente os participantes assinaram um acordo que os proibia de revelar detalhes do concerto) e na sequência dos rumores e da "má imprensa" que se seguiu.

Não chegava "vender a alma ao diabo" (a Target, neste caso), como ainda por cima se esqueceram dos fãs.

Não é possível criar uma "tribo" e mudar as regras a meio do jogo sem com isso perder seguidores. A coerência (ou a falta dela) e o perfil não podem, ou não devem, mudar, a não ser que haja razões extremas para que isso aconteça. E mesmo assim, a forma como isso se faz e comunica deve ser alvo de cuidados redobrados.

Isto é uma regra básica da vida, que qualquer criança de primeiro ciclo já deve saber.

Disclaimer: Não me incluo no grupo de fãs indignados.

Sem comentários: