quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Quem vai ganhar as eleições para a câmara de Lisboa?

E respondem os utilizadores do Facebook:



Em 12 dias, contam-se 1269 votos.

Na minha perspectiva, isto é muito relevante. Não particularmente pelo número de votos, que é ainda reduzido; mas muito importante por causa do tipo de pessoas que votam nesta e noutras polls do facebook.

A probabilidade de um utilizador do facebook gerir mais do que um meio influenciador de opinião - on ou offline - é elevada: grande parte das pessoas que têm um perfil no facebook participam (ou comentam em) blogs, gerem os seus perfis pessoais noutras redes sociais como o twitter ou o hi5 e gostam naturalmente de partilhar a sua opinião - de resto, o sucesso das redes sociais deve-se a isso mesmo: ao facto de que as pessoas que nelas "habitam" quererem partilhar gostos, opiniões, pontos de vista.

E assim, estes 1269 votos ganham relevância. Não pelo facto de indicarem uma intenção de voto clara, mas uma apontarem para uma intenção de militância virtual, por parte de quem habita uma série de plataformas de divulgação de opinião.

A acompanhar...

2 comentários:

Gustavo Menezes disse...

Tem alguma consideração a fazer relativamente a uma eventual tendência política por parte dessas pessoas, ou a resposta está aí?

PR disse...

Não interpretaria os resultados em termos de tendência política. A pergunta não reflecte intenção de voto - "quem vai ganhar" é diferente de "em quem votará".

Reflecte, no entanto, a vontade de partilhar opinião política. Digo eu.