sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A morte de Steve Jobs

O site de informação financeira Bloomberg publicou, ontem, o obituário de Steves Jobs. Acontece que Steves Jobs não morreu. Inadvertidamente, alguém terá publicado o documentou de 2500 palavras depois de o rever ou actualizar.

É comum as grandes publicações prepararem de antemão obituários de personalidades ou gurus da indústria, de forma a facilitar a publicação de uma notícia no caso de uma morte inesperada. Mas ler um obituário de Steve Jobs poderá ter sido desinquietante para muitos - Jobs venceu um cancro há uns anos e correm actualmente rumores sobre o seu débil estado de saúde.

A este propósito, Steve Yelvington pergunta: estarão os obituários obsoletos?

Yelvington aponta que a Internet mudou a forma como lidamos com o tempo (...). Tudo está disponível agora, bem o sabemos. Ao contrário da imprensa, não é só o novo que está à nossa disposição. Existirá, então, espaço para o obituário quando a entrada de Steve Jobs na Wikipeda é tão completa e - como também diz Yelvington - um verdadeiro documento vivo?

A título de curiosidade, e apesar da Bloomberg ter já retirado o documento da rede, o obituário pode ser lido na Gawker. Causa da morte e idade não incluídas, obviamente.

1 comentário:

JMH disse...

O engraçado é que a "recaída" do Steve Jobs tem tido consequências muito negativas nas acções da Apple. Não sei se o erro da publicação do obituário foi mesmo um erro ou uma manobra de spinning que a) baixe ainda mais as acções da Apple e b) force a Apple a tomar uma posição e assumir (ou negar) a doença de Jobs.