quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Parabéns a nós!
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
A importância do Patrocínio

A escolha de um endorser é (ou deve ser) um processo bastante mais complexo do que o resultado de uma conversa entre agente (publicista) e agência de publicidade - a avaliar por muitos dos casos que pupulam ao mesmo tempo em vários anúncios portugueses, este último deve ser este o método escolhido na maioria dos casos.
Um embaixador deve representar os valores dessa marca, deve personalizar todos (ou a maioria) os seus aspectos, deve conferir à marca ou ao objecto uma personalidade com a qual a maioria dos seus consumidores e compradores se identifiquem.
Mas deve mais.
Deve trazer credibilidade, reforçar a notoriedade da marca e, por último, deve traduzir-se em vendas ou resultados.
Como já disse, julgo que isto raramente acontece. Procuram-se, na maioria das vezes, apenas pessoas famosas, ou com bons agentes (publicistas), que ajudem apenas a vender - o que também nem sempre acontece.
Em política os pressupostos não deveriam ser muito diferentes na escolha de mandatários. Não deveria porque são, como demonstra este caso Patrocínio… Carolina, entenda-se.
A escolha da mandatária da juventude do PS tem sido criticada (e escarnecida). Razão? Ausência de conteúdo que suporte a escolha e declarações passadas vazias da agora mandatária do PS. Um mandatário da juventude deve ser alguém no(a) qual os jovens se revêem, que os representa. Deve ser alguém que representa os ideais, os valores de determinado segmento da população, que sente as suas necessidades e desejos, etc, etc..
Não é certamente alguém que "só come cerejas se a empregada lhes retirar os caroços", porque isso não representa a (esmagadora maioria) juventude portuguesa. Já pode ser alguém que "prefere fazer batota a perder" ou que "quer ser mãe antes dos 30", bem mais representativo.
Vejamos então o que se conhece de Carolina para justificar este Patrocínio: Apresentou um programa de TV durante uns anos, foi namorada de um actor que morreu, continuou a apresentar o programa de TV, foi suposta namorada de Cristiano Ronaldo, começou a apresentar outro programa de TV, é namorada de um jogador de rubgy da selecção nacional, quer ser mãe antes dos trinta! Pelo meio brindou-nos com inúmeras aparições em revistas cor-de-rosa, uma proibida não-aparição em revistas femininas e inúmeras pérolas como as que referi anteriormente.
Assim de repente não parece muito relevante.
Não tenho nada contra Carolina, agora, enquanto jovem, não me revejo absolutamente nada nela, e não, não é só inveja por não ficar tão bem como ela de biquíni.
Imagens de campanha

Acho que a criação deste blog é uma excelente ideia, sobretudo para quem gosta de comunicação e marketing político.
Por enquanto, está a ter também uma boa execução - não há lugar a análises tendenciosas nem partidarizadas.
É um bom exemplo de blog, construído com os contributos de leitores, aliás seria dificil fazê-lo de outra forma ou não estivéssemos a falar de propaganda política de Norte a Sul.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
À NOSSA!
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Portugasm. By Nando's.

Uma campanha da Nando's . Da qual gosto. Subscrevo inclusivamente alguns dos ensinamentos do mestre Fernando: Man did not fight to reach the top of the food chain to be a vegetarian.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Anúncios portugueses que me enervam #2
terça-feira, 18 de agosto de 2009
IKEA Dance
No Mar Shopping, Matosinhos, a chegada do novo catálogo da IKEA apanhou a todos de surpresa.
Sacanas sem lei... nem pudor!
O novo filme de Quentin Tarantino, "Sacanas sem lei" (Malandros, Patifes ou Meliantes parece que já estavam registados) estreia na próxima semana em Portugal.
A revolução social
"Art & Copy" - A primeira resposta!
Este é o filme que todos vamos querer ver. Este é o filme que todos temos de ver. Este é o filme que vai levar em debandada todos os copys, directores de arte, criativos, accounts, consultores, estudantes, todos, mesmo todos, a invadir as poucas salas de cinema que o estrearem. Este é o filme do qual vai "ficar bem dizer mal", este é o filme que alguns irão defender, este é filme de que vamos falar... para dentro. Ou será mesmo assim?
Será que um documentário, que conta com as declarações sinceras de gente como: George Lois, Dan Wieden, Lee Clow ou Hal Riney , poderá mudar a percepção do "público em geral", o comum mortal a que nos referimos como "target" ou "consumidor", será que "eles" irão ver a face do "monstro" com outros olhos, ou fascinarem-se com o poder da mensagem? Será que podemos falar "para fora"? Podemos "dialogar"?... Será que estão interessados, sequer?
Estas podem muito bem ser as primeiras respostas...
Obrigado Doug Pray!
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Políticos fictícios, propostas irreais
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Num jardim perto de si
MSI é um fabricante de computadores portáteis que se lembrou de lançar uma campanha na internet para promover a nova série X-Slim - o novo laptop pesa menos de 1,5 kg e tem uma espessura que não chega aos 2,5 cm.
A campanha , que se traduz num concurso lançado no Youtube, apela ao envio de vídeos "extreme crazy" onde um dos protagonistas tem de ser o dito portátil. A empresa escolherá depois 15 vencedores que ganharão uma viagem à Grande Barreira de Coral e um portátil X-Slim.
Os candidatos a vencedores não tardaram. Um deles, alías um grupo deles, enviou um vídeo que está a ter mais sucesso do que a campanha - ou a ajudar a campanha a ter muito mais sucesso do que o esperado, dependendo do ponto de vista. Ali se vê um grupo de "acrobatas" demonstrando como se consegue apanhar o X-Slim com o... rabo. Isso mesmo. Ou, citando o Mashable, "onde o sol nunca brilha".
O site lança um desafio aos leitores para comentarem o estranho (no mínimo) vídeo.
Via I online
Luciana V2.0
Guerrilha "Bem"... eficaz!
terça-feira, 11 de agosto de 2009
93 709 94 05
Anúncios portugueses que me enervam
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
"Enquete" de Verão #2

"O público decidiu, está decidido". A frase é retirada de um qualquer concurso da TV portuguesa dos anos 90, mas encaixa na perfeição.
Guerrilha "Bem"
Uma ideia simples, bem concretizada e comunicada, gerou buzz e reacções por todo o lado (media tradicionais, blogs, etc.) e trafego (mais 20 000 visitas do que a média diária do blog, provavelmente mais do que as vendas em banca de Público ou i).
Levantam-se-me apenas duas interrogações:
Tirando estes dois "detalhes", aqui fica o vídeo de uma acção de comunicação irrepreensível. Ideologia não comento.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Diga (Gripe) Aaaahhhhh!!!!
barbie matrecos


À venda na Colette, loja da moda em Pari (aconselho a visita e a compra de algum item!?), temos estes magnificos matrecos da barbie. Pela módica quantia de 10.000 euricos, podemos levar esta peça para casa. Reparem na subtileza dos equipamentos rosinha e branco. Sugiro um jogo amigável de louras versus morenas, mas exijo uma degladiação de Kens versus Gi Joes.
Bench designers
O objectivo é angariar fundos para obras de caridade através da venda de lages de betão (que, colocadas lado a lado formam um banco corrido gigante), onde o nome de cada comprador será gravado.

Qual é o impacto das grandes organizações entrarem em fortes campanhas pro bono?
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Volta a Portugal com energia renovada
Acção da EDP para marcar o arranque da Volta a Portugal em bicicleta, que começou ontem em Lisboa e da qual já foi patrocinador. Para quem não sabe, esta é a fachada do prédio da EDP na praça Marquês de Pombal, em Lisboa. Guerrilha?
Quem vai ganhar as eleições para a câmara de Lisboa?

Em 12 dias, contam-se 1269 votos.
Na minha perspectiva, isto é muito relevante. Não particularmente pelo número de votos, que é ainda reduzido; mas muito importante por causa do tipo de pessoas que votam nesta e noutras polls do facebook.
A probabilidade de um utilizador do facebook gerir mais do que um meio influenciador de opinião - on ou offline - é elevada: grande parte das pessoas que têm um perfil no facebook participam (ou comentam em) blogs, gerem os seus perfis pessoais noutras redes sociais como o twitter ou o hi5 e gostam naturalmente de partilhar a sua opinião - de resto, o sucesso das redes sociais deve-se a isso mesmo: ao facto de que as pessoas que nelas "habitam" quererem partilhar gostos, opiniões, pontos de vista.
E assim, estes 1269 votos ganham relevância. Não pelo facto de indicarem uma intenção de voto clara, mas uma apontarem para uma intenção de militância virtual, por parte de quem habita uma série de plataformas de divulgação de opinião.
A acompanhar...
Heath Ledger viral (mas ainda morto)
And now something completely different!
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
"Enquete" de Verão
Novas formas de publicidade

O Getafe, clube da primeira divisão espanhola, La Liga, e o Burger King assinaram um contrato de patrocínio que leva o gigante dos hamburgers às camisolas do clube dos arredores de Madrid.
Até aqui, nada de novo. No entanto, a empresa norte-americana inventou o patrocínio no interior da camisola, para além do habitual logotipo das empresas na zona central de qualquer camisola. Assim, os jogadores do Getafe, cada vez que marcarem, terão de levantar a camisola, tapando a cabeça, pois a cobrir a sua cara estará a imagem da figura masculina de barbas que é o símbolo do Burger King há vários anos.
Melhor que palavras, aqui fica a imagem para explicar. Inovador, sem dúvida!
Croquette Awards

Felicitámos desde logo a iniciativa, estivemos presente no arranque, mas infelizmente não fomos convidados para a entrega de prémios (terá sido lóbi?). Ainda assim, vale a pena "conferir" os vencedores da primeira edição dos Croquette Awards.
Como em tudo, há uns melhor do que outros, com destaque para a produção made in Brazil. São sobretudo a prova de que para ter impacto não são necessários muitos meios, chega uma boa dose de imaginação.
Parabéns aos criadores e aos criativos.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Ouvido na cave

quarta-feira, 29 de julho de 2009
Debate capital

Transporte: António Costa chegou à SIC de Smart e Pedro Santana Lopes a pé (os estúdios da SIC são em Carnaxide, a 20 minutos de carro do centro de Lisboa).
Indumentária: Trajavam roupa semelhante, sóbria. Fato em tons de azul, com gravata azul - a de AC lisa, a de SL mais arrojada. Nem um elemento da cor comum às duas candidaturas, o verde.
Linguagem corporal: AC calmo, tranquilo na cadeira; SL muito agitado, nervoso (saltou várias vezes da cadeira, ajeitou muito o colarinho) e exuberante nos gestos - mais do que o normal, inclusive por várias vezes as suas mãos "atravessaram" o ecrã.
Atitudes: PSL mais atacante, chegando a ser agressivo, com rasgos deselegantes; AC educado, sorridente e sereno, com comentários jocosos, para irritar o adversário (o que conseguiu por algumas vezes).
Num debate de 45 minutos, estar 30 a discutir números e a culpa dos mesmos, não acrescenta nada de novo. Falar de passivo, activo, dívida a fornecedores, a curto, longo prazo e outros tantos vocábulos contabilisticos passa ao lado da grande maioria dos espectadores. Para mais quando se fala na ordem dos milhões.
Ainda falta muito e pode ser que no próximo se fale menos de passado e mais de futuro, porque no fundo é isso que está em causa. O futuro.
Escaldão
My generation
terça-feira, 28 de julho de 2009
Falha Técnica ou Manobra?
Não é a primeira vez que Sócrates pega numa boa ideia de Obama, e a torna num fraco (fraquinho) momento de comunicação.
Enquanto que o presidente norte-americano promove, de verdade, um canal aberto de comunicação entre si e a comunidade 2.0, Sócrates ficou-se pelo chamariz.
Pois, porque depois de ter os bloggers todos consigo, de ter montado o número mediático, oops, que uma falha técnica impede que o encontro seja transmitido em directo para quem o quisesse acompanhar. ~
Resultado? Pode-se ler aqui, aqui e aqui.
Política "tu é que és"
O regresso da "política de tanga"



segunda-feira, 27 de julho de 2009
Trocas e baldrocas?

Nem com o aproximar do mês de Agosto e do marasmo que este costuma ser, acalmam as mudanças nos jornais.
O Dn volta a mexer na equipa.
Agora, foi a vez da sub-directora do Diário de Notícias, Catarina Carvalho, sair tendo sido substituída por Nuno Saraiva, até agora editor de Política.
Também anunciado aqui
terça-feira, 21 de julho de 2009
Coerência
Este post vai ser longo.Ontem estreou o single do próximo álbum dos Pearl Jam (PJ), que sairá em Outubro. The Fixer é o nome da faixa de apresentação do primeiro álbum de original da banda desde 2006.
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Webvet :)
Para algum vídeo poder aspirar a ser viral, tem de andar no limbo entre a realidade e o absurdo...
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Nike's journey
IAM1 x INSA from Protein® TV on Vimeo.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Manifestações "espontâneas"
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Adivinha matinal
sábado, 11 de julho de 2009
Internet Explorer 8 (Sim, o da Microsoft)
Motel Tagus
sexta-feira, 10 de julho de 2009
As portas
quinta-feira, 9 de julho de 2009
brincar aos tiros e dar um tiro no pé



não sei o que é mais perturbador, se ver uma criança no meio destas andanças que facilmente associamos a um Afeganistão ou Iraque, se a própria ausência de expressão no rosto da criança, qual máquina de guerra sem sentimentos.
a imagem é forte, mas algum de vocês pais compraria estes brinquedos aos vossos filhos?
terça-feira, 7 de julho de 2009
Promoções mórbidas

Um grupo de comunicação de Guimarães teve uma ideia tão brilhante (foi empregue ironia) quanto mórbida: sortear um funeral de luxo. Isso mesmo, com direito a tudo do melhor "desde as flores à urna". A notícia não refere, mas os convivas (má escolha da palavra), padre, veículo e "comes e bebes" à descrição devem fazer parte do pacote - morto não incluído.
Refere ainda a notícia que "O regulamento prevê que o vencedor possa ‘oferecer’ o funeral a uma terceira pessoa, viva, reencaminhando, assim, a prenda."
Sublinho: "Oferecer o funeral", "pessoa, viva" e "prenda". Isto torna a ideia ainda mais genial porque de facto atire a primeira pedra quem nunca pensou oferecer um funeral a um amigo?
“Se a morte existe para dar sentido à vida, queremos em vida proporcionar a possibilidade de ter um funeral de sonho”, (e quem nunca sonhou com esse dia) salientou a responsável pelo concurso, concluindo que “No Grupo Santiago já oferecemos tudo, desde dinheiro a automóveis, viagens e animais. Por isso optamos por fazer um concurso que pensamos ser único no mundo”.
Cara Sra. único nem sempre quer dizer bom.
Black or White

The Cristiano Ronaldo's Show

Ontem foi notícia. Porque é um fenómeno à escala mundial, porque é a marca portuguesa mais valiosa de sempre e uma das mais reconhecidas, porque há muito que estravaza as fronteiras nacionais, a apresentação de ontem de Cristiano Ronaldo no Real Madrid foi notícia em todo o Mundo.
Na minha opinião ligamos demasiado ao futebol, à boa maneira do Sul da Europa e da América, e julgo que, em Portugal, as horas gastas na transmissão e retransmissão do Show Ronaldo foram excessivas.
Do que li fica uma duvida que terá escapado à "máquina" do Real Madrid. Estima-se que boa parte do dinheiro investido no português seja recuperada através de merchandising do clube, nomeadamente a venda de camisolas oficiais. Acontece que além de perder o "seu" número 7, que no Real é de Raul, nas costas da camisola surge apenas "Ronaldo".
Acontece que o Real Madrid já teve um Ronaldo e que ostentou precisamente a mesma camisola número "9". Mesmo sendo um fenómeno (o português), não haveria muito mais pessoas a comprar camisolas "C. Ronaldo" do que apenas "Ronaldo", ou seja, camisolas semelhantes que nas costas têm o mesmo nome e número (muda o patrocinador)?
Na minha opinião nem é bom para o Real Madrid, nem para a marca "Cristiano Ronaldo" (CR) que foi construída durante vários anos e que vale por si.
Hala Madrid! Hala Ronaldo! Hala Cristiano!
Adenda:
Sorte dos Xutos & Pontapés que, sem querer, ouviram uma música sua (À minha maneira) soar perante 80 mil madrileños o que poderá aumentar o sucesso da banda em Espanha. Seria uma excelente manobra de marketing, não fosse fruto do acaso.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Teclar com o Presidente?

Hoje às 18 h, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, vai reunir com bloggers e utilizadores de redes sociais. O objectivo é fazer um balanço dos dois anos de mandato, junto de um público alvo cada vez mais relevante e influente - como de resto indica esta iniciativa.
Comic relief...
Como comunicar uma acção que se pretende cómica e “bem disposta” mas com uma mensagem de apelo ao espírito solidário que se quer, sempre, de alguma forma... chocante?...
Com um vídeo, mais uma vez real, e uma boa (muito boa aliás) ideia.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Vender influência
terça-feira, 30 de junho de 2009
Emissão
Retomamos a emissão, depois de uma breve pausa. O regresso ainda sabe melhor quando se tem tanto para contar.Sim, porque quem conhece os buzzófias, sabe que ninguém os cala por muito tempo.








.jpg)