tag:blogger.com,1999:blog-7708684476154440137.post2301380631805853718..comments2023-07-06T08:33:28.071+01:00Comments on Buzzófias: Surpreendente?JMHhttp://www.blogger.com/profile/02111360786899669754noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-7708684476154440137.post-66833779609266916832009-05-19T17:39:00.000+01:002009-05-19T17:39:00.000+01:00De facto, estes números não deixam esperança para ...De facto, estes números não deixam esperança para encontrar assim tantos bons exemplos em Portugal. O problema deste livro, e de outros de autores estrangeiros, é que os exemplos são muitas vezes internacionais, claramente desfasados da nossa realizada. Não apenas pela dimensão, mas pelas variáveis do “jogo”. <br /><br />Lembro-me de grupos ou projectos musicais como bons exemplo. Buraka Som Sistema ou Ana Free (não interessa para o caso os gostos) são casos de sucesso à portuguesa. Haverá certamente, também, marcas comerciais com sucesso.<br /><br />Julgo que para "funcionar" nas redes sociais, as marcas devem olhar para elas (as redes) como algo específico. A partilha, a espontaneidade, a ligação entre as marcas e os consumidores, são condições básicas. <br /><br />A era da intromissão e a intrusão acabou. <br /><br />Os consumidores podem, e vão fazê-lo cada vez mais, escolher o que quer ver, receber e partilhar. Impor a sua presença é o pior que as marcas podem fazer.<br /><br />No início da Internet (ok, basta ir até aos anos 90), as marcas também não sabiam o que fazer. Limitavam-se a criar páginas estáticas, com informação redundante e nada orientadas para o utilizador. <br /><br />A adaptação ao meio é fundamental, mas isso também requer tempo.JChttps://www.blogger.com/profile/01264690082245559874noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7708684476154440137.post-46936888969429187152009-05-15T19:39:00.000+01:002009-05-15T19:39:00.000+01:00Por exemplo, podemos encontrar alguns no Livro Mui...Por exemplo, podemos encontrar alguns no Livro Muitas cabeças pensam melhor que umaDomingos Pereirahttps://www.blogger.com/profile/05761802162276436847noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7708684476154440137.post-16584739775652732572009-05-15T18:41:00.000+01:002009-05-15T18:41:00.000+01:00E bons exemplos?E bons exemplos?carlos paulohttps://www.blogger.com/profile/09577804166760264601noreply@blogger.com